Papel do Cedeca em defesa da criança e do adolescente é reconhecido na Alece
Por Guilherme de Andrade19/08/2024 20:42 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

Os 30 anos de atuação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca Ceará) foram comemorados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na noite desta segunda-feira (19/08), em sessão solene realizada no auditório Deputado João Frederico. O momento foi solicitado pelo deputado Renato Roseno (Psol) e subscrito pelo deputado De Assis Diniz (PT).
Renato Roseno destacou o compromisso do Cedeca com os direitos humanos e a transformação da sociedade desde o início da sua atuação. “O seu compromisso com os direitos humanos, com a dignidade, com a transformação da sociedade para que nenhuma criança padeça de qualquer violação de direitos. Isso estava escrito há 30 anos. Estava escrito também que queríamos uma entidade da sociedade civil, não para substituir o estado, mas para cobrar ao estado que todas as políticas públicas fossem garantidoras de direito.”
O Cedeca tem como missão a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sobretudo quando violados pela ação ou omissão do poder público. A organização, atualmente, integra a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), compõe a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Fórum Permanente das ONGs de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), assim como a Coalizão pela Socioeducação.
O Cedeca produz, também, documentos capazes de subsidiar e qualificar a atuação do poder público na elaboração de suas políticas. Entre eles estão relatórios de inspeção do sistema socioeducativo, relatórios de monitoramento de escolas públicas, manuais para vítimas de violência e análises sobre orçamento público.
Durante a solenidade, coletivos receberam certificados em forma de homenagem. Eles foram representados por: Lúcia Albuquerque; Luis Ferreira da Costa; Joana Franco; Elivelton Rodrigues; Kezzia Cristina; Patrícia Amorim; Manoel Torquato; Aurilene Vidal; Keila Chaves; Diana Ramires; Jeniffer Coupas; Silvia Helena Pereira; Zilmar Silva; Dona Edna; Cristina Alves Pio; Beatriz Porto; Antônio David Sousa; Thiago Holanda; Idevaldo Bodião; Eduardo Silverio; Ângela de Alencar; João Paulo Pereira; Pedro Nunes; Cícera Silva; Carla Moura e Alissandra Félix.
Maria Gigito falou em nome dos homenageados: “O que posso dizer sobre os 30 anos de trabalho do Cedeca no âmbito da formação é que o tempo tem sido um grande aliado. O meu desejo, ao comemorar esses 30 anos de existência, é que as correntes do tempo continuem a atuar por meio do Cedeca. A gente agradece, a sociedade agradece, a infância passada, presente e futura, e sobretudo as juventudes negras, dizem como num coro com a gente: gratidão!”
Mara Carneiro, coordenadora do Cedeca Ceará - Foto: Dário Gabriel
Mara Carneiro, coordenadora geral do Cedeca Ceará destacou a missão da entidade ao longo dos 30 anos. “O Cedeca carrega em sua missão a mensagem direta de que nós somos uma organização que faz controle social do estado. Defender os direitos de crianças e adolescentes, especialmente quando violados pela ação e omissão do poder público, está desde a primeira missão do Cedeca, mas atualizamos hoje objetivando o exercício integral e universal dos direitos humanos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade livre das opressões estruturais.”
Além do deputado Renato Roseno, compuseram a mesa da sessão Mara Carneiro, coordenadora geral do Cedeca Ceará; Kathleen Kilian, juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; Lucas Felipe Azevedo, Promotor de Justiça e representante do Ministério Público do Estado do Ceará; Leandro Sousa Bessa, Subdefensor Público-Geral do Estado do Ceará; Francisco Oliveira, representante do Coletivo Alium Resistência; Tamara Cristina, representante do Coletivo Meraki do Gueto; Francielle da Silva, representante do Coletivo Raízes do Bom Jardim, e Diego Sampaio, representante do Coletivo Revide.
Assista à sessão solene na íntegra:
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece homenageia os 51 anos de realização da Paixão de Cristo em Pacatuba
Autor: Ariadne Sousa
Impactos e abrangência das bolsas de iniciação à docência são destacados em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes