Notícias

Organização Rede Sem Fronteiras é homenageada em sessão solene

Por Lincoln Vieira
23/08/2024 13:30 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em homenagem aos 10 anos da Organização Cultural Rede Sem Fronteiras - Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na manhã desta sexta-feira (23/08), em sessão solene, os 10 anos da Organização Cultural Rede Sem Fronteiras. A solenidade atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT). 

O deputado Tomaz Holanda (Avante), que presidiu a cerimônia, parabenizou a organização pelos serviços prestados. O parlamentar ressaltou que a instituição defende a promoção dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas, como também atua na articulação da diáspora latino -americana. “O objetivo a Rede Sem Fronteiras é construir alianças entre movimentos sociais e autoridades locais para avançar na construção de cidades universais, solidárias e acolhedoras”, observou. 

O parlamentar frisou ainda que a instituição colabora com o desenvolvimento da participação social dos migrantes refugiados como sujeitos de direitos e constituintes das políticas migratórias. “É importante parabenizar membros da Rede Sem Fronteiras que estão na luta. É muito interessante assistirmos pessoas lutando pelos direitos das pessoas, independente de quem sejam, porque somos irmãos. Parabéns pela luta”, celebrou. 

O vice-presidente executivo da Rede Sem Fronteiras, Carlos Cardoso, representando os homenageados na solenidade, disse que a Rede Sem Fronteiras atua para construir pontes culturais por meio da união de pessoas para compartilhar a cultura e a língua portuguesa. 

Vice-presidente executivo da Rede Sem Fronteiras, Carlos Cardoso / Foto: Junior Pio

“A Rede tem representantes em mais de 30 países para difusão das culturas e das artes, fortalecendo o intercâmbio e a compreensão entre os povos”, explicou.

Carlos Cardoso pontuou ainda que a entidade elabora publicações para preservar tradições culturais e incentiva a inovação e a criatividade. “Nós acreditamos que a cultura tem um poder de transformação social para superarmos a barreira geográfica e aproximar pessoas com valores comuns”, afirmou.

Entre os homenageados na sessão solene, estão a representante da Rede Sem Fronteiras na Suíça, Aline de Bona; a vice-presidente cultural da instituição, Ana Maria Tourinho; a coordenadora geral da Convenção Internacional Cultural da Rede, Evan Bessa; e a representante da Rede no Rio Grande do Sul, Caren Shultes Borges. 

Participaram ainda da sessão solene a representante da Rede Sem Fronteiras no Rio Grande do Sul, Carente Shultes Borges; a diretora da Central das Defensorias Públicas do Interior, da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, Renata Peixoto do Amaral Botelho; e as coordenadoras da Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras, Elinalva Oliveira e Evan Bessa.

Edição: Lusiana Freire

Veja também