Alece celebra centenário de Joaquim de Figueiredo Correia em sessão solene nesta segunda
Por Márcia Feitosa23/08/2024 17:41 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima segunda-feira (26/08), sessão solene em comemoração do centenário do advogado e político cearense Joaquim de Figueiredo Correia. A homenagem, requerida pelo deputado Davi de Raimundão (MDB) e subscrita pelo deputado Felipe Mota (União), ocorre a partir das 14h, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Anexo II da Casa.
Davi de Raimundão ressalta que Joaquim de Figueiredo Correia já exerceu mandatos na Alece, na Câmara dos Deputados e na Vice-Governadoria do Estado do Ceará, além de ter passado pelo comando de pastas importantes para o Estado, como Saúde e Educação, nas quais deixou um legado importante. “O seu legado será sempre lembrado, não só pela folha de serviços prestados ao Ceará e ao Brasil, mas também pelo seu exemplo de altivez”, afirma Davi de Raimundão.
Joaquim de Figueiredo Correia é natural de Várzea Alegre. Iniciou seus estudos no Ginásio do Crato, depois estabeleceu residência em Fortaleza, onde estudou no Liceu do Ceará e estreou na política estudantil. Conseguiu se eleger para a presidência do Centro Estudantil Cearense e construiu a Casa do Estudante, ainda hoje existente no bairro Aldeota, em Fortaleza. A instituição acolhe estudantes pobres que não dispõem de moradia em Fortaleza.
Em 1945, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), permanecendo na agremiação até a extinção dela pelo golpe militar de 1964. Além do mandato de deputado estadual entre 1947 e 1950, quando participou da reforma constitucional de 1947, ainda foi reeleito para mais três legislaturas. De 1959 a 1962, licenciou-se da Assembleia Legislativa para assumir a Secretaria da Educação e da Saúde do Estado do Ceara.
Em 1963, elegeu-se vice-governador na chapa encabeçada pelo coronel Virgílio Távora. Em 16 de agosto de 1966, renunciou ao cargo de vice-governador para se desincompatibilizar e concorrer a uma cadeira de deputado federal, para a qual foi eleito, tendo sido reconduzido por mais três mandatos.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares