Notícias

Inesp promove cerimônia de premiação dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Física

Por Ana Vitória Marques
02/09/2024 13:07 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Cerimônia de premiação dos estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2023 - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), realizou, no último sábado (31/08), cerimônia para premiar os estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2023. O evento foi organizado em parceria com a coordenação estadual da OBF. 

Ao todo, 403 estudantes foram homenageados, sendo 194 do ensino fundamental e 209 do ensino médio. O diretor-executivo do Inesp, João Milton Cunha, destaca a importância do momento para o incentivo aos estudos. 

“(Esse) é um projeto do Inesp Ciência, da nossa Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que apoia esses coordenadores nacionais de olimpíadas científicas neste brilhante trabalho que eles fazem de incentivar nossa juventude escolar a estudar, a se aprofundar e a identificar talentos, além de garantir a aprendizagem para os próximos desafios, como o Enem, o ITA e o IME”, afirma.

Para o coordenador estadual da OBF, José Alves de Lima Jr, a olimpíada busca fomentar a curiosidade dos estudantes em relação à ciência. 

“Essa iniciativa, no ano de 2023, já celebrava 25 anos, que teve início em 1999. Continuamente, a Sociedade Brasileira de Física e os colégios vêm sempre motivando os alunos a se inscreverem e participarem e, sobretudo, a gostarem de física e de ciências. As olimpíadas científicas no Brasil começaram com a de matemática e hoje se espalham por todas as áreas de conhecimento e cada aluno, com a sua habilidade, vai se preparando mais e se tornando um estudante melhor”, diz. 

José Ulisses Fonseca, medalhista de ouro da OBF, foi um dos contemplados pela homenagem. Ele ressalta o esforço para conquistar a medalha. “Foi bem difícil chegar aqui, muitos anos de estudo, mas com a graça de Deus e o apoio da família, consegui conquistar um ouro. Não é preciso ser gênio, eu comecei de baixo, que nem todo mundo começa, e você só precisa começar a estudar todos os dias e criar disciplina para conseguir”, explica. 

SOBRE A OBF

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela física, além de prepará-los para seguir carreiras científico-tecnológicas. O programa da SBF para as Olimpíadas de Física é realizado pela OBF e pela Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). 

As provas são divididas em níveis (I, II e III), sendo o nível I destinado ao 8° e 9° anos, o nível II, ao 1° e 2° anos do Ensino Médio e o nível III ao 3° ano. O certame é realizado em três fases eliminatórias e figura entre as diversas olimpíadas de conhecimento que oferecem a possibilidade de ingresso em universidades por meio de vagas olímpicas.

SOBRE O INESP

O Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), criado em 1989, é um órgão técnico e científico de assessoramento e pesquisa que tem como atribuição propor ações inovadoras à Alece, além de articular diretrizes e conhecimento em prol do desenvolvimento do Estado. 

Entre os projetos do órgão está o Inesp Ciência, que sistematiza os resultados educacionais cearenses e articulação interinstitucional que aproxima o diálogo das coordenações das olimpíadas científicas nacionais e internacionais com órgãos e instituições públicas e privadas. A partir dele, o Inesp organiza cerimônias que premiam os alunos vencedores nas olimpíadas. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também