Estudantes de escolas de Maranguape visitam a Alece nesta terça-feira
Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares03/09/2024 16:39
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (03/09), a visita de 31 alunos do 1°ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Eunice Weaver, localizada em Maranguape. A proposta faz parte do projeto O Parlamento e sua História, desenvolvido pelo Memorial da Alece Deputado Pontes Neto (Malce). Acompanhando a turma da manhã, a professora de história, Dalila Azevedo, explicou a relevância de se apropriar da Casa do Povo e mostrar, na prática, o que é dito na instituição de ensino. "Aqui os alunos estão vendo o local onde as leis são aprovadas e debatidas e onde acontecem muitos desdobramentos importantes para a sociedade. É pertinente que eles aprendam a se apropriar dos locais públicos e tenham interesse de acompanhar de perto o Legislativo", disse.
Além de conhecer o Malce, as comissões técnicas e exposições da Alece, os estudantes ouviram palestra voltada para a história do Parlamento Cearense e foram orientados pela equipe do Memorial: Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Barbara Marinho e Mateus Leitão.
%20.jpg)
Alunos da Escola Luíz Girão participam de visita à Alece - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 36 estudantes do 1º ano, do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) Luíz Girão, localizado no distrito de Sapupara, no município de Maranguape, receberam as boas-vindas do mediador do Malce, Rodolfo Matos, que apresentou o acervo do equipamento aos jovens.
A aluna Maria Clara de Oliveira, 15 anos, considerou “interessante conhecer a história da política do Brasil e do Ceará através de maquetes que retratam a história política no passado que não vivenciamos e que estamos tendo a oportunidade de conhecer através do Memorial”.
O grupo acompanhado pela professora de Matemática e de Formação Cidadã, Carla Michele de Oliveira e pelo auxiliar administrativo da Escola, Luan de Sousa, também visitaram a exposição temporária “Exposição Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo à Barbara de Alencar”.
Segundo a professora Carla Michele de Oliveira, “o objetivo da vinda dos alunos à Alece é apresentar a eles um local onde estão os representantes do povo, e que cada parlamentar tem uma história, pois é válido que os alunos entendam o papel deles de cidadãos, conhecendo aqui onde os seus representantes estão e como atuam”, afirmou.
A turma da tarde foi acompanhada pela equipe do Memorial;
Marcela Loiola, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Lígia Farias, Miguel Rodrigues, Edna Camarço, Sávio Batista, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Mateus Leitão.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

CDHC apresenta resultado de pesquisa nos Caps de Fortaleza e cobra melhorias no atendimento
Autor: Juliana Melo
Sessão solene em comemoração ao Dia do Humorista destaca necessidade de apoio à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes