Notícias

Questão de Ordem entrevista a psicóloga Alessandra Xavier sobre saúde mental

Por Márcia Feitosa
17/09/2024 16:39 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Psicóloga Alessandra Xavier e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, que vai ao ar na Alece TV (canal 31.1), nesta terça-feira (17/09), discutirá as campanhas Saúde Mental de Janeiro a Janeiro, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e Janeiro Branco,  de conscientização da saúde mental e emocional. A convidada dessa edição é a psicóloga Alessandra Xavier, doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia.

De acordo com a entrevistada, o ano começa com a campanha do Janeiro Branco, que deveria envolver todo o ano, porque são as políticas públicas de saúde mental que diminuem os indicadores de suicídio, frisando que a presença de um CAPS diminui em 14% os indicadores de suicídio no território. 

Tema interprofissional e intersetorial, o suicídio é fonte de discussões ao longo da história em diversos campos de saber, como filosofia, sociologia, artes, medicina, psicologia e psicanálise, provocando inquietações, devido a sua complexidade e multicausalidade. Atualmente constitui uma questão de saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Alessandra Xavier pontua que o adoecimento possui marcadores relacionados a condições materiais da existência, que permitem a prevenção quando pensados em diversas frentes, como saúde, educação, esporte e cultura. Outros fatores são ações para a prevenção ao uso abusivo de álcool e/ou outras drogas; construção de habilidades de solução de problemas e acesso a serviços integrados de saúde; fortalecimento dos vínculos de amizade nos espaços educativos e ampliação dos vínculos sociais de solidariedade e rede de apoio.

Diversas iniciativas de prevenção ao suicídio funcionam 24h, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende gratuitamente pelo número 188. Além disso, é importante buscar profissionais de saúde para dar seguimento ao tratamento. A psicóloga destaca o papel central da família, dizendo que todos os pacientes, diante de uma crise, precisam de ambiente estável e suporte de pessoas queridas. 

ENTREVISTADA

Doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2017), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará UFC (2001), Alessandra Xavier possui graduação em Psicologia pela UFC (1994). É professora fundadora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com experiência nas áreas de psicologia clínica, psicanálise, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, saúde mental e prevenção ao suicídio. É coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas sobre a Saúde da Criança e do Adolescente da Uece.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. A atração também fica disponível no canal da Alece TV no YouTube

Edição: Clara Guimarães

Veja também