Notícias

Estudantes de Fortaleza participam do O Parlamento e sua História

Por Luciana Meneses / Pedro Emmanuel Goes
17/10/2024 16:45 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Pedro Albuquerque

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/10), a visita de 69 estudantes  de escolas dos bairros de Fátima e Passaré, ambos localizado em Fortaleza, por meio do projeto O Parlamento e sua História.

Pela manhã, 39 estudantes do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral José Maria Pontes da Rocha, do município de Caucaia visitaram a Alece.

Acompanhando os alunos, o professor de História, Leonardo da Silva, afirmou que a experiência proporciona aos estudantes desenvolverem um olhar mais aprofundado sobre a história do Brasil e do Ceará. "Aqui eles ampliam o conhecimento sobre a República, a Constituição e a aproximação das atividades do Poder Legislativo em si. É um público jovem que já vai votar e precisa saber sobre a valorização do voto e seu poder para a manutenção da democracia", avaliou.

Para o aluno Gabriel Souza, de 17 anos, a visita traz uma grande colaboração para o conteúdo apresentado em sala de aula. "Eu gosto bastante de história, em especial do Governo Vargas - o golpe de 1930 e o Estado Novo -  e as revoluções que aconteceram. Aqui podemos nos aprofundar na Constituição", assinalou.

Foto: Máximo Moura

No período da tarde, mais 30 estudantes do 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Deputado Paulino Rocha tiveram oportunidade de conhecer o Parlamento cearense. 

Acompanhados das professoras Amanda Barbosa e Gabrielle Nascimento, a participação da turma no Parlamento e sua História também deriva de sua participação no Ceará Científico, iniciativa da Secretária da Educação do Estado, no qual os estudantes participaram com um trabalho sobre as parlamentares cearenses. 

Sobre o projeto O Parlamento e sua História, Amanda Barbosa salientou que ele reforça os conteúdos ministrados para as turmas de ensino médio. “Devido as escolas estarem focando muito no Enem, o conteúdo de história política do Ceará acaba ficando de lado nas aulas. Então esse projeto propõe uma aula mais dinâmica e aprofundada sobre a história política do Estado, que enriquece muito o aprendizado das turmas de ensino médio”, afirmou.

Durante a visita, as duas turmas conheceram o Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto e a exposição "Da Imposição à Cidadania - 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”, que marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira. Também conheceram o Complexo de Comissões Técnicas e outras dependências da Alece. 

No período da manhã, o grupo foi acompanhado pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes. Já a tarde, a equipe do Malce que acompanhou os visitantes foi composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

 

SOBRE O MEMORIAL 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa, responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. É composto pela Célula de Pesquisa Histórica e pela Célula de Conservação, Restauro e Manutenção.

O Malce conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da Corte Portuguesa ao País, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.

 

FUNCIONAMENTO

As visitas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail.

Telefone: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613

Edição: Geimison Maia

Veja também