História do Instituto de Defesa da Cidadania Social é celebrada na Alece
Por Ricardo Garcia25/11/2024 12:42 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

Os 20 anos de fundação do Instituto de Defesa da Cidadania Social (Acflor), localizado no bairro Floresta, em Fortaleza, foram celebrados em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (25/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Para o propositor da homenagem, deputado De Assis Diniz (PT), é com honra que o Legislativo estadual presta reconhecimento à atuação da instituição.
Segundo o parlamentar, o Acflor desempenha um importante papel no desenvolvimento social de áreas periféricas da capital cearense.
“É uma entidade que tem trabalho, que tem resultados de eficiência e efetividade naquilo que se propõe a fazer. Ganha a cidadania com homenagens como essa, ao reconhecer o papel extraordinário desse instituto, que há 20 anos conta com a dedicação e a abnegação de quem constrói e desenvolve políticas para quem mais precisa”, destacou De Assis Diniz.
Em nome dos homenageados, o presidente do Acflor, Francisco Ednardo Bezerra, ressaltou que o instituto nasceu há 20 anos, com a missão de trabalhar pelo engrandecimento da comunidade do bairro Floresta, que necessitava de políticas públicas efetivas.

Presidente do Acflor, Francisco Ednardo Bezerra / Foto: Junior Pio
“A palavra de ordem é gratidão. Gratidão a todos que colaboram conosco, com os nossos parceiros. Temos uma relação muito afetiva com o Governo do Estado e somos hoje uma unidade gerenciadora do programa Ceará Sem Fome, proporcionando 7.500 refeições diárias”, assinalou o dirigente.
O vice-presidente do Acflor, Jairo Fernandes Benevides, agradeceu a oportunidade proporcionada pela Alece de comemorar as conquistas do instituto ao longo dos seus 20 anos de história. “É um trabalho que fazemos há 20 anos, atravessando muitas lutas. É extremamente gratificante estar aqui, celebrando essa trajetória”, exaltou.
Na ocasião, foram homenageados com a entrega de placas comemorativas à data a educadora social do Acflor, Danielle Maria de Lima Silva; o diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Waldemar Falcão, Rafael Soares da Silva Paiva; os representantes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Frater Adson Marinho Ferreira, da Organização não Governamental (ONG) Sooder Maria, Luiza Alencar, e do Instituto Maria da Hora, Nathalie Liberato das Neves; o coordenador do programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, Cícero Cavalcante de Sousa, além de uma das fundadoras do Acflor, Maria Helena de Sousa Mesquita.
Receberam ainda homenagens parceiros e colaboradores do instituto, como Maria Eloilda Sousa Braga, Francisco José Pontes Ibiapina, João Aglaylson Figueredo Barbosa, Algêncio Rodrigues da Silva, David dos Santos Barbosa, Manuel Fábio Mendes Pereira e Maria Zelma de Araújo Madeira.
Participaram ainda da sessão solene o diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrísio Sena, entre outras autoridades.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares