Alece reconhece importância dos socioeducadores em solenidade
Por Guilherme de Andrade26/11/2024 20:12 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, no final da tarde desta terça-feira (26/11), sessão solene para homenagear os socioeducadores do Ceará. A celebração, que ocorreu no Plenário 13 de Maio, atendeu a requerimento do deputado Sargento Reginauro (União) subscrito por Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (União), Queiroz Filho (PDT) e Carmelo Neto (PL).
Os socioeducadores desempenham papel fundamental na reabilitação e reinserção de jovens que enfrentam problemas significativos ao oferecer orientação, educação e apoio emocional. Além disso, eles realizam trabalho de prevenção, ajudando a evitar o envolvimento destes em atividades criminosas.
Sargento Reginauro (União) foi o autor do requerimento da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece
Para o autor do requerimento, Sargento Reginauro, o Estado atuar de maneira preventiva, e não reativa, é o caminho ideal para que haja uma mudança positiva dentro das políticas públicas e da segurança pública. E é justamente neste ponto que os socioeducadores entram em ação. Mas o parlamentar ressalta, ainda, que é necessário o sistema estar pronto para dar o suporte necessário a estes profissionais.
“Se eu pego o jovem ainda na menoridade, as probabilidades de recuperação, em tese, são melhores, se eu apresentar a ele uma perspectiva de futuro… Eu preciso, então, que esse sistema esteja pronto para isso, senão nós vamos continuar enxugando o gelo. Nós vamos fazer de conta que estamos de fato educando, que estamos ressocializando e não estamos fazendo nada”, disse.
Foram homenageados com certificados as seguintes personalidades: Arthur Sheldon Mendes, Conrado José do Nascimento, Ezequias Alves Castro, Francisco Valtemio Magalhães, Raimundo Porfírio da Silva, Renata de Sousa Sampaio, Tancredo Junior Menezes, Vinícius Ribeiro Lima, Yuri Brendo Alcântara, Nadilson Paiva Vieira, Francisco Arlande de Oliveira, José de Arimatéa Sacramento, Raimundo Ronaldo Castelo, Pedro Rubens Bezerra e Roseana Braga Dias.
Falando em nome dos homenageados, o socioeducador Ezequias Alves Castro agradeceu a Casa e o Sargento Reginauro pelo reconhecimento à categoria através da sessão solene.
Renata Sousa Sampaio ressaltou importância do trabalho dos socioeducadores - Foto: Marcos Moura / Alece
A socioeducadora Renata de Sousa Sampaio falou em nome das mulheres que exercem esta profissão. Além de agradecer a honraria, ela lamentou a falta de reconhecimento desses trabalhadores tanto por parte da sociedade, mas principalmente pelos líderes do Estado. “Nós somos extremamente desvalorizados, apesar do trabalho árduo que nós realizamos”, pontuou.
"Eu acho que o problema vem muito mais, às vezes, de quem está acima da gente e não valoriza quem está na linha de frente. Nós realmente somos a parte mais importante desse sistema, que está tratando, diariamente, com os meninos e as meninas. Nós fazemos um trabalho lindo, mas um trabalho que não é bem remunerado, que não tem uma boa escala, que não tem uma boa visibilidade. Nós somos uma classe invisível", lamentou.
O soldado e vereador Noelio (União) também cobrou melhoria nas condições de trabalho, dentre elas “reconhecimento salarial justo” e uma “carga horária líquida”, para que assim os agentes socioeducadores possam realizar suas atribuições de maneira digna.
“É um absurdo imaginar o trabalhador, que tem a atribuição e a responsabilidade que vocês têm, ganhando pouco mais de dois mil reais. Essa é uma pauta que nós precisamos de fato levantar para que possa ter esse reconhecimento salarial, possa ter uma carga horária de trabalho líquida, onde o trabalhador possa ter um momento de descanso”, cobrou.
A mesa da solenidade foi composta pelo deputado Sargento Reginauro; pelo soldado e vereador Noelio (União); pelo diretor de Relações Públicas da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), De Castro; e pelo socioeducador Ezequias Alves Castro.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição : Clara Guimaraes
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares