Projeto sobre jornada para servidores que tenham dependentes com deficiência tramita na Alece
Por Lindalva Montezuma28/11/2024 11:43 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

Na 90ª sessão ordinária da 2ª sessão legislativa da 31ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), quatro proposições de parlamentares iniciaram tramitação após leitura em plenário nesta quinta-feira (28/11).
Do Governo do Estado, o projeto de lei (PL) 124/2024 estabelece jornada especial de trabalho para servidores públicos estaduais que possuam cônjuge, filhos ou dependentes com deficiência. A proposta prevê redução da carga horária entre 30% e 50% da jornada ordinária, a ser definida mediante perícia oficial biopsicossocial. A matéria amplia a proteção já existente na Lei Estadual n.° 11.160/1985, que contemplava apenas mães servidoras com filhos deficientes e limitava a redução a duas horas diárias. O novo texto estende o benefício para servidores que tenham cônjuge e outros dependentes com deficiência, como pais e irmãos que necessitem de assistência especial.
De iniciativa parlamentar, o PL 835/2024, do deputado Antônio Granja (PDT), institui uma campanha anual dedicada à conscientização sobre o sarcoma sinovial, um tipo raro de câncer. A iniciativa prevê ações a serem realizadas durante o mês de julho.
Já o 836/2024, do deputado Jeová Mota (PDT), denomina de José Arteiro Rosa o terminal rodoviário de Tamboril.
Há também o projeto de indicação 401/2024, do deputado Stuart Castro (Avante).
Após deliberação em plenário, os projetos seguem para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e comissões técnicas de mérito. Se aprovados, serão encaminhados para a votação do Plenário. No caso de projeto de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, enviar as propostas em forma de mensagem para a apreciação da Casa.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria