Notícias

Alece reconhece valor dos profissionais de Psicopedagogia em sessão solene

Por Guilherme de Andrade
06/12/2024 16:25 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (06/12), sessão solene para comemorar o Dia do Psicopedagogo, celebrado anualmente no dia 12 de novembro. O momento atendeu a requerimento da deputada Juliana Lucena (PT) e ocorreu no Plenário 13 de Maio. 

Ao combinar a Pedagogia com a Psicologia, a Psicopedagogia serve para estudar a relação entre a mente e o aprendizado do ser humano. Essa ciência tem como principal objetivo melhorar o processo de assimilação de conhecimento dos indivíduos de todas as idades, a fim de contribuir no desenvolvimento intelectual de crianças, adolescentes e adultos. 

Deputada Juliana Lucena (PT) foi a autora do requerimento da homenagem - Foto: Marcos Moura / Alece

Juliana Lucena ressaltou justamente o papel exercido por estes profissionais. Para ela, os psicopedagogos são fundamentais na sociedade ao promover “a integração entre os processos de aprendizagem e o desenvolvimento emocional e cognitivo, especialmente das crianças”. 

“Enalteço a atuação de vocês não apenas nos ambientes escolares, mas também nos espaços clínicos e comunitários. Vocês contribuem para a construção de um ambiente inclusivo, estimulam o potencial de cada aluno e colaboram com famílias e instituições para garantir educação de qualidade”, avaliou a parlamentar.

Foram homenageadas com certificados durante a solenidade as seguintes profissionais: Maria Alice Freitas, Francisca Iara de Oliveira, Milena Vidal Fernandes, Eva Mathias, Cristiane Marçal, Francisca Nadia Ferreira, Francimeire Martins, Luciana Queiroz Silva, Ana Flávia Cortês, Mabelle de Souza Mota, Lidia Andrade Lourinho, Carlene Gadelha da Costa, Janiele Nogueira, Larissa Alves da Silva, Sandra Lorena Moreira, Ana Cláudia Queiroz e Joana Dark de Paula.

Psicopedagoga Maria Alice Freitas Santos discursou em nome dos homenageados e defendeu investimentos e políticas públicas para a profissão - Foto: Marcos Moura / Alece

Falando em nome dos homenageados, a psicopedagoga Maria Alice Freitas Santos celebrou o momento de reconhecimento dedicado à classe, mas ponderou, também, que uma “educação verdadeiramente inclusiva requer coragem para ir além das aparências”. Ela cobrou, ainda, mais investimentos e políticas públicas mais consistentes para esta profissão. 

“Nunca nos acomodemos com o mínimo. Que lutemos por uma educação que não apenas acolha, mas que celebre a diferença. Que possamos fazer do ambiente escolar e clínico um espaço onde todas as crianças e jovens possam aprender, crescer e sonhar. Que nós continuemos a ser a força que transforma o impossível em realidade”, defendeu. 

A mesa da sessão solene contou ainda com a presença da orientadora da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Mabelle Souza Mota; e da diretora do Grupo Cidade de Comunicação, Gaída Dias Furtado. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também