Notícias

Ciadi amplia e aprimora atendimentos a crianças, adolescentes e familiares em 2024

Por Luciana Meneses
09/01/2025 12:26 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que oferece acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), focou seus esforços em 2024 na ampliação e no aprimoramento de suas ações. Somente nesse período, foram realizados 16.146 atendimentos especializados individuais.

Ao longo do ano de 2024, 63 crianças com TEA, 14 adolescentes com TEA e oito crianças com trissomia do cromossomo 21 foram acompanhados pelos profissionais do centro, com atendimentos em educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, neuropediatria, nutrição, pediatria, psicologia, psicopedagogia, psiquiatria, serviço social e terapia ocupacional. 

A coordenadora do Ciadi, Saskya Vaz, relata que o ano de 2024 foi marcado pelo esforço contínuo de ampliar o número de pessoas atendidas e aprimorar a qualidade e segurança dos atendimentos. “As ações implementadas demonstraram o compromisso com o cuidado integral e com o bem-estar das crianças, adolescentes e suas famílias, sempre com foco na promoção da saúde, segurança e desenvolvimento de habilidades essenciais”, avalia.

Para o grupo de adolescentes, foram intensificadas terapias direcionadas a essa faixa etária, como o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia e independência. Os familiares e cuidadores das crianças e adolescentes também participaram de projetos especiais, como o projeto Mosaico, que tem como objetivo promover a saúde mental e qualidade de vida de mães, pais e responsáveis. 

Em parceria com o Movimento das Mulheres do Legislativo, palestras e rodas de conversa mensais abordaram temas como saúde emocional, autoestima e fortalecimento psíquico, somando 273 participantes. Junto à Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, foram realizados encontros mensais que trataram de acolhimento emocional, por meio de espaço de escuta e orientação para o autocuidado, atendendo assim a um total de 261 pessoas.

II Seminário Ciadi Síndrome de Down - Foto: Bia Medeiros

 

Seminários e ações em saúde também pautaram o calendário do centro durante o ano de 2024. O “II Seminário Ciadi Síndrome de Down: Essência de Puro Amor” foi realizado em parceria com a Associação Fortaleza Down em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e teve como foco as potencialidades da pessoa com trissomia do 21. O evento reuniu 250 pessoas. No “II Seminário Ciadi: Autismo, Valorize as Capacidades , Respeite os Limites”, reflexões sobre o transtorno do espectro autista foram apresentadas para um público de 320 pessoas. 

Palestra para famílias sobre convulsão - Foto: Paulo Rocha

 

Rodas de conversas e palestras com foco na saúde e segurança das crianças e adolescentes atendidos foram realizadas pela equipe multidisciplinar do Ciadi. Engasgos em bebês, crianças e adultos; queimaduras; convulsões; parasitoses intestinais e nutrição na infância foram temas abordados durante os encontros.

 

SERVIÇO

Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi)

 

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 

Os atendimentos são realizados de acordo com a oferta de vagas e mediação do setor de Serviço Social do Ciadi

ENDEREÇO 

Avenida Pontes Vieira, nº 2.348 - Térreo. 

Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque. Anexo III da Alece - Dionísio Torres. Fortaleza/CE.

CONTATOS: 

Telefone: 

(85) 3277-2580 - Recepção / ciadi@al.ce.gov.br

(85) 2180-6539 - Serviço Social /   servicosocial.ciadi@al.ce.gov.br

 

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também