Notícias

Deputados apontam fortalecimento de políticas públicas como prioridade para 2025

Por Giovanna Munhoz/Gleydson Silva/Lincoln Vieira/Luciana Meneses
03/02/2025 13:35 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Parlamentares avaliam os principais temas que estarão na pauta este ano. - Foto: José Leomar

Com a instalação da 3ª sessão legislativa da 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), os deputados estaduais apontam suas expectativas e projeções para o novo ano no Parlamento estadual. Na avaliação de alguns parlamentares, o foco nos debates, pautas e ações deve ser voltado para a interiorização da saúde, o combate ao crime organizado, o fortalecimento da segurança pública, a ampliação do combate à fome e a universalização do ensino em tempo integral.

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Danniel Oliveira (MDB), acredita que o ano de 2025 será de muito diálogo e articulação na Casa. “Acho que 2025 será um ano de muitas conversas e muita articulação para buscarmos boas alternativas para o crescimento do nosso Estado. Teremos muitos debates, mas sempre no campo democrático, respeitando os partidos e defendendo o diálogo como base para todas as ações”, salientou.

O líder do Governo na Casa, deputado Guilherme Sampaio (PT), destacou que, entre as prioridades para 2025, estão pautas como a valorização do serviço público e o fortalecimento das políticas de segurança e de saúde pública. “A descentralização dos serviços de saúde, expansão do atendimento em cirurgias e demais demandas devem ser reforçadas, principalmente agora com a abertura do novo Hospital Universitário do Ceará, que vai funcionar no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e vai proporcionar mais de 600 leitos para o nosso sistema público”, assinalou.

Para o parlamentar, outro assunto que deve ser destaque durante o ano são os investimentos voltados para a produção de energia limpa e o desenvolvimento de ações que buscam tornar o Ceará um estado mais atrativo para o investimento em produção de hidrogênio verde.

“Outros pontos, como o fortalecimento da educação e o esforço do Governo do Estado em universalizar as escolas de tempo integral, também devem pautar os assuntos do Legislativo. O ano deve ser marcado ainda com a realização de concursos públicos, esforços para erradicar a extrema pobreza e intenso diálogo entre o Governo e a população”, disse.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), que está em seu 19º ano como parlamentar, pontuou que os trabalhos na Alece este ano serão mais dinâmicos. “Grandes temas deverão ser debatidos, como economia, segurança pública e desenvolvimento social. Para mim, esses temas serão a tônica dos debates durante esse próximo biênio”, salientou.

Já o deputado Missias Dias (PT) aguarda a aprovação de muitos projetos em prol da população neste biênio. “Esperamos muitas realizações e muitos debates importantes sobre os anseios da população, em especial, pautas já fortalecidas pelo governador Elmano de Freitas, como fortalecimento de políticas públicas nas áreas de habitação, energias renováveis, escolas de tempo integral e demais assuntos que buscam garantir melhor qualidade de vida para o nosso povo”, enfatizou.

Para o deputado Almir Bié (Progressistas), dialogar com lideranças dos municípios do interior do Ceará e debater projetos para todas as cidades estão entre as prioridades do ano. Por sua vez, o deputado Firmo Camurça (União) também assegurou a importância de priorizar discussões em prol da interiorização de ações. 

“Temos municípios que precisam de uma logística na mobilidade urbana. Precisamos avançar nessa área. O fluxo entre Capital e grandes cidades, como Maracanaú, Caucaia e Eusébio, precisa ser reavaliado de modo a facilitar a vida dos cidadãos e da classe trabalhadora”, pontuou. 

Segundo o parlamentar, outra pauta que deve ser priorizada em 2025 é o avanço de ações para acolher as famílias de crianças com autismo. “Além de acolher essas famílias, precisamos de iniciativas que nos permitam entregar cada vez mais projetos nessa área”, disse Firmo.

Foto: José Leomar

Políticas públicas em prol da geração de emprego e renda também serão o tema que estará na atenção dos parlamentares no decorrer do ano, como ressalta o deputado Stuart Castro (Avante), que enfatiza a importância de captar cada vez mais investimentos para o Ceará. “Além de investimentos, é preciso buscar desenvolvimento através da geração de emprego e renda e fortalecer os programas e projetos de fortalecimento das políticas públicas”, explicou.

O deputado Nizo Costa (PT) avaliou que, além de fortalecer as políticas públicas de geração de emprego, consolidando a queda do desemprego no Estado, mais ações devem ser realizadas para fomentar postos de trabalho e renda. 

“A saúde pública é também uma das prioridades do Governo do Estado, com a ampliação dos tratamentos oncológicos nos hospitais do interior e com o programa Braços Abertos, que visa fortalecer a atenção primária à saúde por meio de atividades de educação e qualificação nas unidades básicas de saúde”, afirmou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também