EFTA celebra tombamento da Casa de Frei Tito em Fortaleza
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria03/02/2025 16:58
Compartilhe esta notícia:

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), destaca o tombamento definitivo, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), do imóvel em que Tito de Alencar morou em Fortaleza. A decisão foi assinada durante ato solene no Paço Municipal na última quinta-feira (30/01).
O imóvel está localizado na rua Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza, e a proteção do patrimônio vem sendo cobrada ao longo dos anos pelas entidades que atuam na área da memória, verdade, justiça e reparação. Segundo a PMF, o espaço deve se tornar um memorial.
Frei Tito de Alencar Lima foi um frade católico que resistiu à ditadura civil-militar brasileira e foi perseguido e torturado. Exilado na França, morreu em 1974, aos 28 anos, carregando até os últimos momentos as marcas da tortura e de sua resistência.
Conforme o deputado Renato Roseno (Psol), o tombamento da casa de Frei Tito é uma importante vitória para a luta por memória, justiça e verdade. “Ícone da resistência à ditadura, o cearense Frei Tito agora também se eterniza como referência no patrimônio histórico de Fortaleza. Isso é muito importante porque alguns passos na defesa dos direitos fundamentais só foram possíveis pela luta daqueles que vieram antes de nós, como Frei Tito, que defendeu um projeto de sociedade justo e solidário”, explica o parlamentar.
Para a coordenadora do EFTA, Patrícia Oliveira, o tombamento é um marco histórico e atende a uma reivindicação antiga, não só da família, como também da Associação dos Amigos da Casa Frei Tito e de toda a militância que luta pela memória, pela verdade, pela justiça.
A coordenadora do Escritório pontua ainda que a demora no processo de tombamento vinha sendo pauta dos últimos encontros que a equipe do EFTA e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) teve com a família. “É o começo de um processo de resgate, de preservação da memória e da história de luta na nossa cidade”, comenta.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Durante o ato de assinatura, o prefeito Evandro Leitão afirmou que o tombamento protege um patrimônio histórico e cultural da capital. O gestor também parabenizou a família, indicando que Frei Tito é uma referência por sua luta.
Segundo a PMF, a Casa de Frei Tito deve se tornar um memorial sobre a vida, a luta e a resistência do frei dominicano. A titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, presente no ato, informou que já existe um projeto arquitetônico para o espaço e que todo o processo vem sendo dialogado com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza e com a família.
Já Nildes Alencar, irmã de Tito, ex-vereadora de Fortaleza e militante, e Lúcia Alencar, sobrinha de Tito e atual responsável pelo eixo Memória, Verdade e Justiça da Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, compartilharam, durante a assinatura do tombamento do imóvel, a emoção com a conquista, lembrando que a luta por memória é extremamente difícil, enaltecendo ainda a riqueza de preservar os valores humanos de uma cidade. “Eu sempre digo que ali foi uma universidade viva, atuante. Foi ali que o Tito se construiu”, ressaltou Nildes.
ESCRITÓRIO FREI TITO
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) é um órgão permanente de promoção da cidadania da Alece criado em 2000. Em julho de 2024, o EFTA passou a ter também uma sede no município do Crato.
A atuação do EFTA tem foco na assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas e aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.
O trabalho realizado pelo Escritório Frei Tito se desenvolve hoje a partir de quatro eixos temáticos principais: direito à cidade; direito à vida, proteção e não discriminação; direito à terra, território e justiça ambiental; e direito dos povos e comunidades tradicionais.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece divulga portaria sobre funcionamento do Legislativo no feriado da Data Magna
Autor: Giovanna Munhoz
Alece homenageia movimento católico Jubileu 2025 nesta quarta-feira
Autor: Giovanna Munhoz