Alece aprova gratificação para gestores de escolas indígenas e outros dois projetos do Executivo
Por Giovanna Munhoz13/02/2025 12:58 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na manhã desta quinta-feira (13/02), durante votação, três projetos de lei do Poder Executivo.
Um deles foi o projeto de lei n.° 06/2025, que institui a Gratificação de Incentivo e Dedicação Exclusiva à Gestão das Escolas Indígenas (GIDE) para a rede pública de ensino do estado do Ceará . A iniciativa busca garantir acesso à educação de forma digna, respeitando a cultura e a ancestralidade dos indígenas.
De acordo com a matéria, atualmente existem 43 escolas indígenas no Ceará, e a gratificação vai beneficiar os titulares de cargos de provimento em comissão de diretor escolar e coordenador escolar integrantes do Núcleo Gestor das escolas indígenas. O objetivo é ampliar a remuneração recebida por esses profissionais, a fim de valorizar a categoria.
Já os PLs 08/2025 e 09/2025 autorizam o Poder Executivo a pagar a proprietários ou posseiros de imóveis a indenização necessária à implantação do traçado da Barragem Boa Vista, em municípios da região do Sertão Central, bem como do traçado da Barragem Oitis e comunidades adjacentes situadas nos municípios de Mucambo e Graça, respectivamente. As propostas foram aprovadas com duas emendas do deputado Guilherme Sampaio (PT).
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares