Notícias

Sons dos festivais celebra os 50 anos do Festival Musical do Mandacaru

Por Wanessa Tavares / com Assessoria
19/02/2025 10:18 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

O programa Sons dos Festivais, da rádio Alece FM (96,7 MHz), desta quarta-feira (19/02) destaca a comemoração dos 50 anos do Festival Musical do Mandacaru.

O histórico festival ocorreu no Teatro São João, em Sobral, em nível estadual, em quatro edições, de 1975 a 1978. Artistas de todas as regiões do Ceará apresentaram composições inéditas de diversos estilos musicais.

O Mandacaru, que teve como slogan em seus cartazes “A Serviço da Música Popular Brasileira”, mostrou o talento de nomes como Laert Melo, Jáder de Menezes, Cícero Paiva, Climérico Mendonça, Vicente Lopes, Crisanto Gomes, Luiz Orleans, João Rodrigues, Jefferson Aragão, Artêmio Prado, Trucks, Francisco Afrânio (Peta), Crisanto Rodrigues, os irmãos Caio Sílvio e Gracho Sílvio, Calé Alencar, Simone Gadelha, Quinteto Agreste, Ferreirinha, Jabuti, as irmãs Ana e Zezé Fonteles, Luiz Sérgio Bezerra e os irmãos Abidoral e Pachely Jamacaru. 

As edições também contaram com a participação de Wagner Costa, Lúcio Ricardo, Grupo Perfume Azul, Gerardo Gondim, Luiz Miguel, Jhorge Hélder, Marcondes Rosa de Sousa, Eugênio Stone, Kal César, Watson Celestino, Francisco de Assis Martins (Kiko), Paulo Bacelar, Eugênio Franco, os irmãos Virgílio e Mário (do Grupo Universidade), Stélio Vale, entre tantos outros artistas.

Os grupos musicais BR-Som (em 1975, 1976 e 1977) e Revelasom (em 1978) foram contratados para produção de arranjos e acompanhamentos das músicas do festival sobralense. A mesa julgadora era formada por músicos, compositores, poetas, professores e jornalistas de Sobral e de Fortaleza, como Petrúcio Maia, Núbia Brasileiro, Raimundo Cassundé, Maria José Ferreira Gomes, Izaíra Silvino, Mariinha Dias, Jairo Linhares, Carneiro Portela, Eliézer Rodrigues, entre outros. A coordenação geral do Mandacaru ficou a cargo de Haroldo Holanda e Clodoveu Arruda (Veveu), e a apresentação do evento em todas as edições coube ao radialista José Maria Soares.

Em 1976, no II Festival do Mandacaru, o compositor Fausto Nilo fez uma apresentação no final evento, mostrando músicas de autoria dele que, posteriormente, foram gravadas por Fagner e outros grandes nomes da MPB. O Mandacaru foi tema de dissertação de mestrado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em 2023, em pesquisa realizada por José Brendo Cruz Vasconcelos.

Na homenagem aos 50 anos do Festival do Mandacaru, o Sons dos Festivais reúne composições como “Canto do Cisne”, “Medo”, “Viravento”, “Bagagem do Além”, “Dentro da Noite”, “Isopor”, “Retirante”, entre outras.

O ouvinte confere ainda trilhas sonoras e interpretações de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Jorge Mautner, Márcia Mah, Lucy Alves e Júlia Devito. O programa divulga também o período de inscrições e informações gerais sobre a realização de novos festivais de música por todo o País.

Com produção de Nazicélia Costa e apresentação de Haroldo Holanda, o Sons dos Festivais vai ao ar às quartas-feiras, às 20h.

Edição: Geimison Maia

Veja também