Notícias

Trabalho social e espiritual do Gepe é reconhecido em sessão solene na Alece

Por Ariadne Sousa
05/08/2025 18:28 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Érika Fonseca / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta terça-feira (05/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene destinada a celebrar os 75 anos de fundação do Grupo Espírita Paulo e Estevão (Gepe), que tem quatro unidades em Fortaleza e duas no município de Jaguaretama. 

O deputado Guilherme Sampaio (PT), propositor da iniciativa, destacou que as contribuições do grupo, em nível social e cultural, que o fazem ser patrimônio imaterial do povo cearense. “Desde que, em 1950, o senhor José de Melo César fundou o Gepe, essa obra tem oferecido assistência espiritual e material inestimável ao nosso povo”, afirmou. 

Deputado Guilherme Sampaio, autor do requerimento da sessão solene - Foto: Érika Fonseca / Alece

Segundo o parlamentar, o Brasil é o país que tem a maior população espírita do mundo. “A doutrina encontrou um terreno fértil diante das características culturais do nosso povo, da sua abertura intuitiva e natural à espiritualidade, e aqui se desenvolveu e muitos brasileiros, inclusive cearenses, se constituíram como ícones da doutrina”, apontou Guilherme Sampaio. 

Para ele, a cerimônia se reveste do sentimento de gratidão às milhares de pessoas que são e que foram responsáveis pela sustentação da obra social do Gepe ao longo dos anos. “Aqueles que são envolvidos em trabalhos voluntários sabem muito bem que isso significa, mais do que qualquer coisa, uma opção existencial, é uma doação profunda, pessoal, daquilo que a gente tem mais de valioso na nossa vida, que é o tempo”, avaliou Guilherme Sampaio. 

Na ocasião, o presidente das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), Hebert Do Santos Lima, comentou sobre a relação pessoal dele com o grupo e com a doutrina espírita. “O Gepe é uma grande universidade, ele tem como propósito compreender a doutrina, entender as razões porque a gente vive as tormentas, as mazelas no nosso dia a dia e qual o caminho que temos que trilhar para alcançar o aperfeiçoamento moral e nos aproximarmos cada vez mais de Deus”, afirmou. 

Presidente do Grupo Espírita Paulo e Estevão, Miguel Barreto Falcão Neto - Foto: Érika Fonseca / Alece

Em nome dos homenageados, o presidente do Grupo Espírita Paulo e Estevão, Miguel Barreto Falcão Neto, disse que três mil pessoas estão envolvidas na obra, sendo 600 trabalhadores e 2.400 atendidos. O presidente lembrou também sobre o legado do fundador do Gepe, assim como de outros importantes líderes que passaram pela organização nas mais de sete décadas de existência. 

“O Gepe, hoje, transcendeu a questão doutrinária com projetos na área de assistência social, que promovem eventos e distribuem 350 cestas básicas mensalmente; 400 sopas são distribuídas semanalmente nas suas sedes sociais;  atividades de assistência social com o evangelho são promovidas com aproximadamente 120 idosos; além de promover ajuda doutrinária em Jaguaretama a todos os centros espíritas que surgiram a reboque da instalação espírita Dr. Bezerra de Menezes”, detalhou Miguel Barreto. 

A lista de agraciados contou ainda com os seguintes integrantes do Gepe: o presidente do Conselho Diretor e ex-presidente do Grupo, Luiz Fernando Farah Montenegro; o vice-presidente Administrativo, Antônio Hamilton da Costa Júnior; a vice-presidente do Estudo da Doutrina Espírita, Ana Virginia Pitella Rolim; e o conselheiro honorário vitalício e ex-presidente do Grupo, Antônio Alfredo de Sousa Monteiro. Além destes, a representante do Pólo de Divulgação Espírita Dr. Bezerra de Menezes Christiane Pereira Vasconcelos, recebeu certificado da Alece. 

Na mesa da cerimônia estiveram ainda presentes o homenageado e presidente da Fundação Espírita do Ceará, Gabriel Moreira Mamede; o vereador de Fortaleza Dr. Vicente (PT); e a representante do Centro Espírita Lar dos Humildes, Claúdia Damasceno. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 


Edição: Geimison Maia

Veja também