Oradores

Salmito comenta denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Ricardo Garcia
19/02/2025 11:39 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Salmito (PSB) - Foto: Junior Pio

O deputado Salmito (PSB) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (19/02), sobre a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia formal contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e um grupo de aliados.

Para Salmito, “é aterrorizante que, em pleno século XXI, um presidente da República seja denunciado por articular um golpe de Estado, articulado com generais”, envolvendo planos de assassinato de autoridades.

“É algo inadmissível e inimaginável. Tenho convicção de que mesmo colegas parlamentares que defendem ou são aliados do Bolsonaro não estão de acordo com planos assim. Tenho amigos e familiares bolsonaristas com os quais tenho uma convivência fraterna e democrática, como deve ser”, salientou o deputado.

De acordo com o parlamentar, a democracia é rica e permite a contradição e a divergência de visões. “Independente de quem não gosta do PT, da esquerda ou do presidente Lula, todos sabem que, para entrar para a história de cabeça erguida, é necessário defender a liberdade, o pensamento liberal. A democracia não aceita, sob nenhuma hipótese, a concordância com tentativas de assassinato e golpes de Estado”, enfatizou.

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) considerou a denúncia apresentada pela PGR como um momento emblemático da história política brasileira. “Vai representar muito na virada de chave da nossa história, no sentido de consolidar o Estado democrático de direito. O Brasil tem as suas instituições atuando em sua plenitude”, assinalou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também