Importância da Uece para o povo cearense é reconhecida em sessão solene na Alece
Por Luciana Meneses10/03/2025 14:31 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta segunda-feira (10/03), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu ao requerimento dos deputados De Assis Diniz (PT), Larissa Gaspar (PT), Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Renato Roseno (Psol).
%20.jpg)
Deputado Missias Dias presidiu a sessão solene em homenagem à Uece - Foto: Júnior Pio / Alece
Presidindo a solenidade, o deputado Missias Dias parabenizou a todos e todas que se dedicaram à construção da universidade. “A Uece é um patrimônio do povo cearense, principalmente por seu papel na inclusão de todos aqueles que historicamente tiveram a educação superior negada. E, assim, deu sua contribuição para a redução da desigualdade, levando conhecimento para todos aqueles e aquelas que sonharam com uma formação”, reconheceu.
Subscritor do requerimento, o líder do Governo na Casa, deputado Guilherme Sampaio, avaliou que a Uece foi criada para contribuir com a transformação do povo cearense. “Recebam essa solenidade como um gesto de gratidão por cada aluno que foi transformado por meio das aulas que teve ali. O povo do Ceará está agradecendo a você, professor e servidor. A Uece é nosso patrimônio, instrumento de desenvolvimento, nossa potência cearense. São 50 anos mostrando que estamos no caminho certo, mas que ainda há muito o que caminhar”, declarou.
O deputado Renato Roseno afirmou que o cearense tem uma relação de amor com a Uece. “Amor por quem lhes deu a oportunidade de sonhar com o ensino superior. Além de uma escola de docentes que forma outras escolas, professores e professoras, 70% dos formados em licenciaturas do Ceará vem das universidades regionais. E vou sempre repetir, universidade não é gasto, é o melhor investimento que podemos fazer”, defendeu.
Por sua vez, o deputado De Assis Diniz salientou que fazer pesquisa e inovação é somente para quem sabe onde quer chegar e a Uece é um espaço onde se trabalha, formula e desenvolve o conhecimento. “Ali temos homens e mulheres vocacionados para a docência e que merecem ser valorizados sempre. Não há pesquisa sem financiamento e sem autonomia. Parabéns a todos que fazem a Uece”, elogiou.
%20.jpg)
Ex-reitora da Uece, professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales falou em nome dos homenageados - Foto: Júnior Pio / Alece
Em nome dos homenageados e ex-reitores, a professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, reitora da Uece de maio de 2020 a janeiro de 2021, agradeceu o reconhecimento da Alece. “Em nome dos ex-reitores e de cada um que se dedica nas direções, coordenações, dentre outras muitas instâncias da gestão que dão sustentação e projeção a universidade. Todos que de forma colaborativa, incansável e silenciosa assumiram e são responsáveis pelo que comemoramos hoje. Aos alunos pelos estudos, questionamentos e provocações para sermos melhores. Comemoramos não só os anos de vida, mas a maturidade, a qualificação, a capacidade de planejamento, a organização e a avaliação institucional”, ressaltou.
O reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, acrescentou que cada um dos reitores ajudou a construir uma visão de longo prazo para a instituição com suas ações, bem como professores, servidores, alunos e organizações parceiras.
“Temos uma característica desde nosso nascedouro, a vocação de abraçar o Ceará inteiro. De se fazer presente da forma mais ampla possível. Começamos com uma universidade interiorizada e vamos continuar nos expandindo assim. É uma necessidade nossa estar junto do povo diante dos desafios que o Ceará tem. Essa é a nossa missão institucional e é para isso que desenvolvemos a graduação, a pós-graduação, a extensão e a pesquisa, para transformar vidas”, pontuou.
Durante a solenidade, foram homenageados pelos serviços prestados à instituição o professor Antônio Martins Filho (in memoriam), reitor de 1975 a 1977; o professor Danísio Dalton da Rocha Corrêa (in memoriam), reitor da Uece de 1977 a 1981; o professor Padre Luiz Moreira (in memoriam), reitor de 1981 a 1984; p professor Cláudio Régis de Lima Quixadá, reitor de 1984 a 1988; o professor Perípedes Franklin Maia Chaves, reitor de 1988 a 1992; o professor Paulo de Melo Jorge Filho (in memoriam), reitor de 1992 a 1996.
Também receberam homenagem o professor Manassés Claudino Fonteles, reitor de 1996 a 2003; o professor Francisco de Assis Moura Araripe (in memoriam), reitor de 2003 a 2004 e de 2008 a 2012; professor Jáder Onofre de Morais, reitor de 2004 a 2008; professor José Jackson Coelho Sampaio, reitor de 2012 a 2020; professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, reitora de maio de 2020 a janeiro de 2021; e o atual reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares.
Além deles, foram homenageados a Seção Sindical do Andes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece); o Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará (Sinsesc); e a estudante de Serviço Social e coordenadora de Assuntos Externos, Políticas e Movimentos Sociais do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social, Eveline de Sousa Soares.
Estiveram ainda presentes o secretário-executivo da Articulação Politica do Estado do Ceará (Seap), Antonio Carlos; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro; a secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; a secretária de Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves, entre outras personalidades.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Trabalho social e espiritual do Gepe é reconhecido em sessão solene na Alece
Autor: Ariadne Sousa