Notícias

Solenidade na Alece reconhece papel social exercido pelas ordens DeMolay e Filhas de Jó

Por Guilherme de Andrade
28/03/2025 15:52 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Celebração do Dia Estadual da Ordem DeMolay e das Filhas de Jó - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (28/03), sessão solene para comemorar o Dia Estadual da Ordem DeMolay e das Filhas de Jó. A celebração, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendeu a requerimento do deputado Antônio Granja (PSB), com subscrição do deputado Marcos Sobreira (PSB). 

A ordem DeMolay, criada nos Estados Unidos para contribuir com a cidadania social, é um grupo de jovens apoiado pela Maçonaria desde o ano de 1919. A partir de ensinamentos virtuosos, a comunidade visa à criação de bons cidadãos que respeitem as leis e convivam em harmonia com a sociedade. 

As Filhas de Jó, por sua vez, é um grupo composto apenas por mulheres, que possui membros nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Brasil, cujo intuito é a realização de serviços para ajudar sua comunidade e os menos afortunados. O nome é baseado no livro Jó, da Bíblia e, em particular, no capítulo 42, que diz: “Em toda a terra, nenhuma mulher foi considerada tão formosa como as filhas de Jó”.

Autor do requerimento, Antônio Granja afirmou que o intuito da sessão solene é justamente reconhecer o papel fundamental exercido por essas duas ordens na vida de jovens cidadãos. Para o parlamentar, os grupos cultivam “princípios essenciais, como ética, fraternidade e compromisso com o serviço comunitário” e têm sido “verdadeiras escolas de liderança, moldando jovens que não apenas se preocupam com o bem-estar do próximo, mas que também se declinam ativamente à construção de um futuro melhor”. 

Foram homenageados durante a solenidade as seguintes personalidades: o mestre conselheiro estadual da Ordem DeMolay do Estado do Ceará, João Henrique Moraes; o mestre conselheiro estadual adjunto da Ordem DeMolay do Ceará, Adson Lima Dias; o presidente do Conselho Consultivo, Gabriel de Oliveira Marreiros; a honorável rainha da Grande Bethel do Estado do Ceará, Maria Luiza Machado Jucá; a grande secretária do Grande Conselho Guardião, Tacila Cris de Sousa Viana; a Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Acácia Centro Sul n.º 3475, representada por Caio Viana, e Thalysson Gabriel Rodrigues de Lima Bastos. 

Maria Luiza Machado Jucá foi a responsável por falar em nome dos homenageados. Ela não só reconheceu o valor do grupo Filhas de Jó, como também exaltou a ordem DeMolay, “cuja missão se alinha à nossa, promovendo os valores de lealdade, fraternidade e responsabilidade. Juntas, as nossas ordens moldam jovens preparados para o futuro”, disse.

“As Filhas de Jó Internacional completam 27 anos de atuação no Ceará, sendo um espaço de acolhimento, aprendizado e crescimento para inúmeras meninas que, ao longo dos anos, se tornaram mulheres e líderes preparadas para a sociedade”, completou Maria Luiza sobre a ordem feminina da qual faz parte. 

Mestre conselheiro estadual da Ordem DeMolay do Estado do Ceará, João Henrique Moraes destaca atuação do grupo entre jovens - Foto: Marcos Moura

Para João Henrique, o grupo DeMolay é um dos “maiores movimentos juvenis do mundo”. A inspiração vem do homem chamado Jacques de Molay, o último grão-mestre da ordem dos Templários, que, mesmo “injustamente condenado e diante da morte, jamais abriu mão da sua palavra, mantendo-se leal aos seus irmãos e a sua verdade”, disse. O conselheiro estadual completou listando as sete virtudes cardeais que servem como alicerce para a comunidade: “Amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo”.

Grande Mestre estadual do Ceará, Vagner Mota parabenizou o excelente trabalho dos líderes juvenis do Estado, João Henrique e Adson Lima Dias, “que têm conduzido a Ordem DeMolay do Estado do Ceará com maestria e dedicação”. Ele também mencionou o “incansável trabalho” do presidente do Conselho Consultivo, Gabriel Marreiros, “cujo comprometimento, tanto em Fortaleza quanto em Canindé, vem transformando positivamente a vida dos jovens”. 

Vagner lembrou ainda de Thalysson Gabriel Rodrigues, pelo papel desempenhado nas terras de Iguatu como um dos líderes da Ordem DeMolay na região, e da loja maçônica Acácia Centro Sul, “que tem dedicado esforços para a manutenção das nossas atividades”, concluiu.

A mesa da sessão solene foi composta pelo deputado Antônio Granja; por Vagner Mota; pelo grande mestre estadual adjunto do Ceará, Odilon Paiva; Adson Dias; João Henrique e Maria Luiza Jucá.  

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Clara Guimarães

Veja também