Comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente apresentam palestra sobre Chico Mendes
Por Lincoln Vieira02/04/2025 09:33 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio das comissões de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS), apresenta, nesta quinta-feira (03/04), às 16h, palestra sobre o legado de Chico Mendes e as lutas dos povos e comunidades tradicionais com a presidente do Comitê Chico Mendes, Ângela Mendes, filha do ambientalista. O evento também é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace).
O encontro acontece no Complexo de Comissões Técnicas e terá na mesa de autoridades o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado Renato Roseno (Psol); o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, deputado Bruno Pedrosa (PT). Após a palestra, será aberto espaço para intervenção popular sobre o tema.
De acordo com o deputado Renato Roseno, Chico Mendes participou de forma ativa em defesa da luta contra o desmatamento, em defesa dos seringueiros e ainda por distribuição da riqueza de forma mais justa.
"Chico Mendes denunciou o avanço do desmatamento e os conflitos fundiários na Amazônia, além de se firmar como uma voz importante a favor dos seringueiros da região. Com isso, ele virou um grande símbolo não apenas da luta ambientalista, mas também da luta social, na busca por uma distribuição justa da riqueza socialmente produzida, e deixou um legado muito vinculado à luta dos povos tradicionais", ressaltou.
O superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo, destacou a presença da filha de Chico Mendes, Ângela Mendes, presidente do comitê que leva o nome de seu pai. Para ele, Ângela inspira o Idace nos trabalhos de cidadania agrária.
“A vinda da nossa companheira Ângela Mendes é muito importante para nós. Ela não é apenas filha do grande ambientalista Chico Mendes, como, através da presidência do comitê que leva o nome do seu pai, ela é também a guardiã de seu legado de luta socioambiental, que inspira o Idace nos seus trabalhos pela cidadania agrária e o bem-viver dos povos e comunidades tradicionais”, disse.
PERFIL DA PALESTRANTE
Ângela Mendes é militante e ativista socioambiental, com atuação destacada na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Formada em Gestão Ambiental, ela preside atualmente o Comitê Chico Mendes, organização que mantém viva a memória e os ideais de seu pai, o seringueiro e líder ambientalista Chico Mendes.
Além disso, Ângela é empreendedora social Ashoka e integra conselhos de importantes instituições, como a revista Xapuri Socioambiental, o Memorial Chico Mendes e o WWF-Brasil. Também é associada ao Instituto de Estudos Amazônicos (IEA). Em 2016, inspirada na "Carta ao Jovem do Futuro", deixada por seu pai pouco antes de seu assassinato, criou o Núcleo Jovem do Comitê Chico Mendes, fortalecendo a participação das novas gerações na luta socioambiental.
LEGADO
Chico Mendes foi seringueiro, sindicalista e ativista ambiental. Ele é conhecido por defender a preservação da Floresta Amazônica, os direitos dos povos da floresta e ainda melhores condições de vida dos seringueiros. O ativista também foi um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros e promoveu a criação das reservas extrativistas, áreas protegidas onde as comunidades locais podem viver e trabalhar de forma sustentável.
SERVIÇO
Palestra sobre o legado de Chico Mendes e as lutas dos povos e comunidades tradicionais
Data: Quinta-feira, 3 de abril de 2025
Horário: 16 horas
Local: Complexo de Comissões Técnicas
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação
Autor: Ariadne Sousa
Alece promove inclusão com equipe qualificada de servidores
Autor: Paulo Veras, da Comunicação Interna