Notícias

Inclusão de pessoas com Síndrome de Down é defendida em solenidade na Alece

Por Juliana Melo
03/04/2025 19:03 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta quinta-feira (03/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A solenidade atendeu a solicitação da deputada Marta Gonçalves (PSB) e dos deputados Simão Pedro (PSD) e Romeu Aldigueri (PSB). 

O Dia Mundial da Síndrome de Down é oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e foi instituído com o intuito de promover a conscientização global, celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. 

A solenidade foi presidida pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Ele destacou a realização, no próximo domingo (06/04), da Corrida da Inclusão, promovida pela Alece, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), durante a corrida comemorativa que celebra os 190 Anos da Casa. 

O parlamentar ressaltou a importância da inclusão: “que a gente ame, respeite e conviva com as diferenças. Que a gente seja, enquanto servidor público, o exemplo”. Romeu Aldigueri citou as ações dos ex-presidentes da Alece, José Sarto e Evandro Leitão, e reforçou os resultados dessas iniciativas. “Hoje, a política do Ciadi é uma política que é referência das Assembleias Legislativas do Brasil”, pontuou.

Ele lembrou ainda que a Alece levou o Ciadi para o Cariri e informou que a ideia é ampliar essa atuação, levando também para a região Norte do Estado. Além disso, ele informou que durante sua gestão na presidência, irá buscar a ampliação dos horários de atendimentos e que primará pela excelência do trabalho dos profissionais. 

A deputada Marta Gonçalves (PSB) ressaltou as ações realizadas por associações que se dedicam às pessoas com Síndrome de Down e reforçou a importância de garantir dignidade e igualdade de oportunidades para esse público. 

“Desde o início do meu mandato, sempre defendi com convicção a inclusão e o direito das pessoas com deficiência. Fui a primeira parlamentar a contratar uma pessoa com Síndrome de Down para o nosso gabinete, Jefferson Miranda, que demonstra todos os dias sua capacidade, competência e dedicação ao trabalho. Essa iniciativa não é apenas simbólica, mas um passo concreto na luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou.

A parlamentar também citou projetos de sua autoria como o que garante direitos e melhora a qualidade de pessoas com trissomia, como a criação da carteira de identificação da pessoa com Síndrome de Down, o selo Escola Amiga da Síndrome de Down, a obrigatoriedade da notificação do nascimento da pessoa com a síndrome nos hospitais e clínicas da rede privada e a criação de moradias assistidas para adultos com Transtorno do Espectro Autista e com trissomia e paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social. 

A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, lembrou que “mais importante do que respeitar as diferenças é celebrar a diversidade. E nós celebramos a diversidade quando nós criamos um ambiente de inclusão, um ambiente que acolhe as diferenças e que desenvolve plenamente todas as nossas competências”.

Ela elogiou o trabalho dos profissionais do Ciadi. “Vocês fazem um trabalho tão importante que deve ser levado para todo o Ceará. É por isso que eu e o nosso presidente temos um compromisso de fazer um projeto para apresentar o modelo do Ciadi para todos os gestores municipais do Ceará e fazer com que as ferramentas que a gente usa aqui também cheguem para mais crianças, jovens e famílias cearenses”, informou. 

Bacharel em Direito, Willian Vasconcelos agradece a homenagem e defende remuneração justa a pessoas com trissomia do cromossomo 21

Um dos homenageados, o primeiro bacharel em Direito com Síndrome de Down e conselheiro municipal da pessoa com deficiência em sua cidade natal, Willian Vasconcelos, agradeceu a homenagem e frisou a necessidade de garantir que as pessoas com trissomia do cromossomo 21 sejam remuneradas de forma justa por seu trabalho. “O salário justo e reconhecimento do trabalho ajuda na autonomia, mas também é uma forma de combater o preconceito”, pontuou.

A diretora Executiva do Grupo Cidade de Comunicação, Gaída Dias, enfatizou a importância de conscientizar para incluir e garantir mais respeito na sociedade. Ela também contou sobre sua experiência como mãe do Miguel, criança com Síndrome de Down, e relatou sobre o momento em que recebeu a notícia que teria um filho com trissomia. “O Miguel chegou e foi uma virada de chave de diversas forma. Desde que o dia em que Miguel chegou, ele trouxe muitos benefícios para nossa família. Ele nos trouxe muita união”, declarou. 

No início da sessão solene, o servidor da Alece com síndrome de Down, Jefferson Miranda, assumiu o papel de cerimonialista.

Durante a sessão solene, foram homenageadas as entidades que apoiam e prestam atendimento a pessoas com trissomia do cromossomo 21: Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece); Bem Tricolor; Associação Fortaleza Down. Também foi homenageado o primeiro bacharel em Direito com Síndrome de Down e conselheiro municipal da pessoa com deficiência em sua cidade natal, Willian Vasconcelos.

Receberam reconhecimento os profissionais especializados nos cuidados de pessoas com Síndrome de Down: psicóloga, Aline Araújo Alves; médico neuropediatra, André Melo Meireles Pinto; fisioterapeuta, Ingrid Melo Meireles Pinto; fisioterapeuta, Leny Mara Guedes Monteiro Peixoto. 

E foram homenageados pelo apoio e contribuições à causa: Cristian Ismael Matos dos Santos, Maria Mascarenhas Ponte, Maria Pia Guerra Pontes, Miguel Dias de Souza Neto, Naiana Gonçalves de Bittencourt Vieira, Ronilson da Silva Silveira, o músico, Waldonys José Torres de Menezes.

Também estiveram presentes na sessão solene os servidores da Alece Marina Timbó, Norton Lima; o coordenador do Setorial de Pessoa com Deficiência do Partido dos Trabalhadores, Rubinho Linhares; familiares e representantes de associações de atendem pessoas com Síndrome de Down no Ceará.

Confira abaixo a integra da sessão solene:

Edição: Clara Guimarães
 

Veja também