Alunos de Aquiraz e da Capital conhecem a Alece nesta semana por meio do O Parlamento e sua História
Por Wanessa Tavares16/04/2025 17:05 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana (15 e 16/04), alunos de quatro escolas situadas em Aquiraz e Fortaleza. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade.
Na manhã de terça-feira (15/04), cerca de 35 estudantes e quatro professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Gonçalves da Justa Filho, localizada em Aquiraz, foram recebidos pelo deputado Guilherme Sampaio (PT).
O parlamentar ressaltou a importância de buscar conhecer as ações e atividades do Poder Legislativo e acompanhar a atuação dos deputados que representam os interesses dos cidadãos cearenses.
O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Alece, o deputado De Assis Diniz (PT), que estava presidindo a sessão plenária, cumprimentou os alunos e destacou os 14 anos existência do programa da Alece O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto, que aproxima os jovens estudantes do Poder Legislativo, proporcionando conhecimento sobre o funcionamento do Parlamento cearense, bem como ações e serviços disponibilizados pela Casa do Povo.
%20.jpg)
Deputado Cláudio Pinho conversa com alunos da escola Presidente Roosevelt - Foto Máximo Moura
Já na tarde dessa terça-feira (15/04), visitaram a Alece 35 alunos do 2° ano médio do curso de Redes de Computadores da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt, do bairro Farias Brito, em Fortaleza. O grupo, acompanhado pelas professoras Monique Lessa (Língua Portuguesa) e Ana Lídia Fernandes (Língua Espanhola), recebeu as boas-vindas do deputado Cláudio Pinho (PDT), no Plenário 13 de Maio, que explicou sobre a tramitações das leis, o papel do deputado estadual e ressaltou a importância de a Assembleia Legislativa receber alunos para conhecer o dia a dia do Legislativo.
“A Assembleia Legislativa, através do projeto O Parlamento e sua História, realiza essa importante interação com a juventude, em que mostra o Parlamento, a Casa do Povo, para alunos e a sociedade em geral. Pois, quando a gente tem a possibilidade de ter esses estudantes aqui, que serão o futuro do nosso Estado, é muito bom. Eles, além de conhecerem hoje a Alece, também tiveram a oportunidade de saber sobre política e, tal qual a educação, como elas transformam, dão liberdade e esperança ao povo”, afirmou.
A estudante Maria de Fátima Soares, 16 anos, destacou a visita à Alece como uma aula diferente e interessante sobre a política e a cidadania. “É interessante a gente conhecer os deputados estaduais que estão nos representando e também saber a história dos deputados em outras épocas, como esses que estão expostos nessa galeria aqui no Plenário 13 de Maio”, declarou.
%20.jpg)
Alunos da Escola Dois de Maio conhecem o estúdio da Alece FM - Foto: Pedro Albuquerque
Já na manhã desta quarta-feira (16/04), a visita contou com 36 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dois de Maio, localizada no bairro Passaré. Os jovens, acompanhados pelos professores Suelen Monteiro (Língua Portuguesa) e Rômulo Santos (Língua Espanhola), puderam conhecer de perto o funcionamento da Casa Legislativa.
Para o professor Rômulo Santos, a atividade representa uma oportunidade enriquecedora. “Nosso objetivo é que os alunos conheçam a Casa do Povo, entendam como funcionam as leis, quem são os deputados e possam tirar suas dúvidas. Essa vivência é fundamental para a formação deles como estudantes e cidadãos”, ressaltou.
%20.jpg)
Deputado Antônio Henrique recebe no Plenário 13 de maio alunos da Escola Parque Presidente Vargas - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 37 alunos do 3º ano médio da EEMTI Parque Presidente Vargas, do bairro Parque Santa Rosa, receberam as boas-vindas do deputado Antônio Henrique (PDT), que falou sobre sua trajetória política e explicou o papel dos 46 deputados, que atendem as demandas da sociedade e elaboram, aprovam e fiscalizam as leis.
“Hoje eu e a equipe do Memorial estamos recebendo e dialogando com alunos de uma instituição de um bairro onde moro. Pois é um prazer conversar e apresentar o funcionamento do Parlamento, dos assessores, enfim, dos setores da Casa, que trabalham em defesa do povo cearense para esses jovens”, afirmou.
A aluna Maria Letícia Pinheiro, 17 anos, traduziu a visita como “uma experiência interessante por aprender assuntos relacionados à importância do voto, conhecer a história do parlamentar e principalmente dialogar com um deputado”, disse.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o dia-a-dia da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Fragmentos-Ecos da Essência Feminina”, da curadoria Anete Mendonça, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria