Notícias

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação

Por Ariadne Sousa
24/04/2025 19:07 | Atualizado há 8 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quinta-feira (24/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao aniversário de 75 anos do Colégio Tiradentes. A cerimônia reconheceu a importância para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Fortaleza, onde fica localizada a sede da instituição. 

A solenidade atendeu a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT), que afirmou que o Colégio é um ícone da educação na capital cearense. “Homenagear e fazer esse reconhecimento ao Colégio Tiradentes, é homenagear a educação no Estado do Ceará; a escola privada no Estado do Ceará; os educadores do Estado. Como eu dizia, o Tiradentes é um patrimônio do povo cearense”, ponderou. 

Deputado Guilherme Sampaio (PT) foi o autor do requerimento da homenagem e presidiu a mesa da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece

Para o parlamentar, a história da instituição se mistura com as trajetórias das diversas gerações que passaram por lá. “Ao longo de 75 anos, milhares de pessoas passaram pelo Tiradentes; centenas, ou milhares, de educadores tiveram sua primeira oportunidade de emprego no Colégio Tiradentes”, disse. Guilherme Sampaio relatou ainda que a sua mãe foi professora da organização.  

De acordo com o deputado, o colégio é referência em ensino voltado à preparação para concursos públicos. “O Tiradentes  foi sempre muito inovador, tornou-se pioneiro na área de concurso. Inovou recentemente com o Tiradentes On-line, formando alunos que querem prestar concurso público, por meio de plataforma virtual, ou seja, segue unindo tradição ao empreendedorismo, e à capacidade de inovação e de arriscar que era típica do seu fundador, o querido professor Bandeira”, concluiu.  

Professora Leonides Maria Mendes de Castro discursou em nome dos homenageados e falou sobre a importância dos fundadores do Colégio Tiradentes - Foto: Marcos Moura / Alece

Em nome dos agraciados, a professora Leonides Maria Mendes de Castro ressaltou que a instituição foi fundada a partir do amor pela educação dos professores Iraci Castelo Branco e José Maria Bandeira Barbosa. “Certamente, muitas narrativas, não somente minhas, mas de muitos dos homenageados presentes, formam o patrimônio imaterial do nosso colégio. Em cada canto da escola, há um pouco da energia e da história de cada um de nós”, declarou.

Representando a homenageada Doralice Figueiredo Barbosa (in memoriam), a filha dela, Joyce Maria de Pádua, agradeceu o reconhecimento e exaltou as contribuições de cada um dos colaboradores da instituição. “Fiz parte do colégio e dessa história de sucesso. Aos 13 anos brincava por prazer com as crianças do maternal, aos 17 anos fui professora do Jardim I, e me sinto muito orgulhosa, principalmente como aluna, desse estabelecimento de ensino”, afirmou 

A lista de homenageados contou ainda com Cristiane Menezes de Araújo; Carlos Wanderlan Teixeira Feijó; Djalma Brito Bezerra Net; Antônio Sousa Gomes (in memoriam); Emilly Silva de Albuquerque; Francisco Mauro Henrique da Silva; Francisco Evangelista Ferreira Batista; Francisco Heron Lemos Moura; José Bruno Ribeiro Carvalho; José Maria Bandeira Barbosa (in memoriam); Meireluce Rocha Cavalcanti; Moacir Filgueiras da Silva; Marlene Rodrigues de Souza; Raimunda Neuda da Silva; Sandra Lúcia da Silveira Santos; Salomão Saraiva de Brito; Sebastião Jackson Bezerra Menezes; e Welles Freire Ximenes.

Na mesa da cerimônia, estiveram presentes também a diretora geral do Colégio Tiradentes, Simone Farias Rocha; e a diretora da sede Duque de Caxias, Paula Cristina Barbosa Feitosa. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene:

Edição: Geimison Maia

Veja também