Notícias

Conexão Alece debate a relevância dos cuidados com a saúde mental

Por Giovanna Munhoz
12/05/2025 10:39 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

O programa debate os cuidados com a saúde mental. - Reprodução: YouTube

A importância de cuidar da saúde mental e a prevenção ao suicídio foram debatidos na edição do programa Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), desta segunda-feira (12/05). A atração recebeu a psicóloga Raquel Alencar, que atua na clínica na Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) Alece.

Graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com formação em Psicoterapia de Grupo e aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar, a convidada ressaltou os transtornos de ansiedade e depressão. Segundo a psicóloga, a ansiedade é uma reação natural do corpo diante de situações, mas, muitas vezes, envolve medos exacerbados e inseguranças sem uma causa clara. “Essa ansiedade pode dificultar as relações pessoais, relações de trabalho e tarefas diárias, e isso precisa ser trabalhado”, explicou.

Raquel Alencar enfatizou que, muitas vezes, os quadros de ansiedade podem evoluir para depressão e quadros de transtornos obsessivos. “Aquela sensação de algo ruim pode acontecer, de pensar nos piores cenários, vai adoecendo a pessoa. Quando essa ansiedade ultrapassa e se transforma no corpo, com sintomas como tonturas, batimentos acelerados, sudoreses e demais sintomas, é um sinal que um profissional de saúde já deveria ter sido procurado”, assinalou.

A psicóloga destacou que existem diversas abordagens na terapia e, muitas vezes, as problemáticas da saúde mental são trabalhadas com outros profissionais. 

Outro assunto abordado no programa foi a exposição constante às imagens idealizadas de sucesso das redes sociais. “Essa impressão de beleza, produtividade e felicidade que as redes sociais passam intensifica a sensação de inadequação, ansiedade e depressão. É preciso entender que a internet é uma versão filtrada da realidade, porque não existe essa perfeição”, explicou.

Para Raquel Alencar, as relações on-line são relevantes, atualmente, no dia a dia das pessoas, mas também têm um lado prejudicial de isolamento. “É legal a conversa pelo celular, mas encontrar as pessoas e manter as relações pessoais é ainda mais importante”, disse.

A profissional alertou ainda para a necessidade de cuidar da saúde mental, buscar profissionais que auxiliem e atentar para sinais de alerta em depressões. “Às vezes, a pessoa está em um momento de alegria, mas internamente está profundamente adoecida. A mudança de hábitos, por exemplo, é um sinal de que algo não está legal, como dormir demais, alimentação exagerada e outras mudanças na rotina que merecem um olhar mais intenso”, afirmou.

Raquel Alencar informou que a Casa, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social, presta atendimento, acolhimento e desenvolve projetos com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a saúde mental. 

Para assistir à entrevista completa que a psicóloga Raquel Alencar deu à jornalista Kézya Diniz, basta acessar o Alece Play ou acompanhar o conteúdo no canal da Alece no YouTube: 

SERVIÇO

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. A novidade já pode ser baixada no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV. 

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: SpotifyDeezerYouTube Music e Apple Podcasts.
 

Edição: Vandecy Dourado

 

Veja também