Notícias

O Parlamento e sua História recebe alunos de escolas de Fortaleza durante a semana

Por Giovanna Munhoz, Luciana  Meneses e Wanessa Tavares
21/08/2025 15:55 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

Alunos da EEFM Anísio Teixeira no hall de entrada do Plenário 13 de Maio - Foto: Bia Medeiros / Alece

O programa O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nos dias 19 e 21 de agosto, quatro escolas situadas nos bairros Pan Americano, Jangurussu, Conjunto Ceará e Edson Queiroz, em Fortaleza.

Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.

Deputado Acrísio Sena (PT) falou sobre as atividades do Parlamento com os alunos da EEFM Anísio Teixeira - Foto: Bia Medeiros / Alece

Na terça-feira (19/08) a Alece recebeu a visita de duas escolas. Pela manhã foram cerca de 40 alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Anísio Teixeira, localizada no bairro Panamericano, em Fortaleza.  

Os estudantes foram recebidos pelo deputado Acrísio Sena (PT) que explicou o processo da aprovação das leis e destacou ações, investimentos e debates dos parlamentares em prol de melhorias na educação.

Estudantes da EEMTI Professor Antônio Girão Barroso visitaram as dependências do Malce - Foto: Érika Fonseca / Alece

Já na terça-feira à tarde, conheceram as dependências da Alece 40 estudantes do 9º ano fundamental da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor Antônio Girão Barroso, do bairro Jangurussu, localizado também na Capital. O grupo estava acompanhado pela psicopedagoga Maria de Fátima Pereira e pelos professores Lívia Thaís Varela (Geografia) e Victor Davi Sampaio (apoio à disciplina de Matemática).

A aluna Maria Eduarda da Silva, 14 anos, que diz se dedicar bastante nos estudos da disciplina de História, comentou que “a visita à Assembleia Legislativa é uma oportunidade excelente para os jovens terem uma mente mais aberta às atualidades, pois assim passamos a pensar mais e refletirmos sobre a nossa política”.

Estudantes da escola EEFM Doutor Gentil Barreira em visita à exposição Alece 190 anos - Foto: Pedro Bernardo / Alece

Já na quinta-feira (21/08), foi a vez de duas instituições visitarem a Alece. Pela manhã participaram 43 jovens dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor Gentil Barreira, localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.

O grupo foi recepcionado pelos deputados Heitor Férrer (União) e David Vasconcelos (PL). Heitor Férrer explicou sobre o funcionamento do Legislativo Estadual e como suas decisões impactam no cotidiano da população. “Essa oportunidade de visitar o Parlamento proporciona a vocês um maior entendimento das atividades parlamentares. Aqui, deputados e deputadas, em nome de 10 mihões de cearenses, posicionam-se contra ou a favor de temas que impactam a vida do nosso povo por meio das leis que são votadas”, comentou.

Estudantes da EEMTI Dom Antonio de Almeida Lustosa conheceram o acervo do Malce - Foto: Máximo Moura / Alece

Na quinta-feira à tarde, cerca de 50 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino em Tempo Integral (EEMTI) Dom Antonio de Almeida Lustosa, do bairro Edson Queiroz, receberam as boas-vindas do deputado Antonio Henrique (PDT).

Na oportunidade, o parlamentar falou sobre a trajetória política dele, o funcionamento da Casa e a atuação dos deputados. “Primeiramente, é um enorme prazer dialogar com esses jovens, que estão vindos pela primeira vez conhecer o Parlamento. Apresentei o trabalho que os deputados fazem - elaborar leis e discutir temas relevantes (educação, saúde e outros) - para eles. E hoje, esses alunos estão recebendo essas orientações através dessa visita à Alece para adquirirem experiência e sentirem preparados para o futuro que pretendem seguir”, afirmou.

Deputado Antônio Henrique (PDT) explicou a atuação da Alece aos alunos - Foto: Máximo Moura / Alece

A aluna Maria Clara Telles, de 16 anos, que conheceu o Memorial da Alece pela primeira vez e considerou a experiência interessante. “Estou adorando conhecer a história da nossa política através do Malce, pois eu nunca tinha visitado um e hoje a escola nos trouxe até aqui”, declarou.

Os jovens estavam acompanhados pelos professores Carlos Kleber Bezerra (Educação Física), Johnnildo Duarte (Ciências da Natureza), Kleyvillany Kettle Santos (Língua Portuguesa) e Silvelyni Cordeiro (auxiliar administrativo).

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, bem como Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão. 

Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Doriezio Fernandes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br. 

Edição: Geimison Maia

Veja também