Estudantes de escolas e do CIEE de Fortaleza visitam a Alece durante semana
Por Giovanna Munhoz, Wanessa Tavares e Ricardo Garcia11/09/2025 15:48 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre terça (09/09) e quinta-feira (11/09), alunos de três escolas, situadas nos bairros Joaquim Távora, Antônio Bezerra e Passaré, e jovens do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Barra do Ceará, em Fortaleza.
Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.
%20.jpg)
Deputados Larissa Gaspar (PT) e David Vasconcelos (PL) conversaram com os estudantes da EEMTI Renato Braga na terça - Foto: José Leomar / Alece
Na terça-feira (09/09), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã, conheceram as dependências da Casa 35 alunos do 1º e 2º anos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Renato Braga, localizada no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza.
Já durante a tarde, conheceram a Alece 40 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Patronato Sagrada Família, do bairro Antônio Bezerra. O grupo, acompanhado pelas professoras Cibelle Dantas (Geografia) e Aline Lima (Língua Portuguesa), recebeu as boas-vindas do deputado Heitor Férrer (União) no Plenário 13 de Maio.
%20.jpg)
Deputado Heitor Férrer (União) falou sobre o funcionamento da Alece para os alunos da EEFM Patronato Sagrada Família - Foto: Máximo Moura / Alece
O parlamentar saudou os jovens e incentivou que a sociedade visite e conheça o dia a dia da atuação dos deputados. “É muito importante que a sociedade, os jovens de escolas visitem o Parlamento, porque eu sempre faço questão de dizer que tudo que acontece de bom ou de ruim na vida das pessoas passa por casas legislativas […] Então é importante que eles tenham o conhecimento disso, de que é no Parlamento que a vida das pessoas melhora ou piora, dependendo do que se aprova”, comentou.
A aluna Suzane Ketlyn Carneiro comentou ser a primeira vez que visitava a sede do Legislativo estadual e aproveitou para fazer registros fotográficos da visita. “Eu estou aqui como visitante e uma aprendiz da fotografia - profissão que quero aperfeiçoar, cursando uma faculdade de Audiovisual e Cinema", compartilhou. Além disso, ela afirmou deixar "registrados momentos na memória dos meus colegas de sala através dos passeios que a nossa escola proporciona por meio das fotos que realizo”.
%20.jpg)
Alunos da EEMTI Dois de Maio conheceram o acervo do Malce - Foto: Bia Medeiros / Alece
Já na quinta-feira (11/09), participaram do projeto turmas de duas instituições. Pela manhã, estiveram presentes na Casa 20 alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Dois de Maio, do bairro Passaré, em Fortaleza. Na ocasião, os jovens foram acompanhados pelos professores Rômulo Santos, Kátia Freire e Isamaira Germana.
Durante a tarde, foi a vez de 37 jovens dos cursos de Atacado e Varejo e de Arco Bancário do CIEE, da Barra do Ceará, na capital, conhecerem as instalações da Assembleia Legislativa. O grupo estava acompanhado pelas instrutoras de aprendizagem Anna Larissa Guimarães, Divianny Vieira e Rosiane Mendes.
Para Anna Larissa Guimarães, “a visita dos jovens transmite mais conhecimentos sobre a realidade da nossa política, já que eles estão participando da oficina ‘O Estado e a Empresa’. Então, [serve para compreender] a importância do que é decidido aqui na Assembleia Legislativa para a vida deles, não só para o profissional, mas para a formação deles como jovens”.
A exposição “Alece 190 anos: A Casa do Povo” foi visitada pelos alunos do CIEE da Barra do Ceará - Foto: Paulo Rocha /Alece
Atento às maquetes que compõem o acervo do Memorial, o aluno Leonardo Roberto dos Santos, do curso de Atacado e Varejo, ressaltou a importância de conhecer um novo espaço cultural para se aprofundar sobre os direitos como cidadão e como isso agrega aos conhecimentos que está adquirindo no curso.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece reconhece as contribuições de agentes de cidadania e líderes comunitários em sessão solene
Autor: Ariadne Sousa
Retirada de ultraprocessados da alimentação escolar é defendida em audiência na Alece
Autor: Giovanna Munhoz