Um Lugar de Fala debate superexposição nas redes sociais
Por Amanda Andrade* / com Assessoria26/09/2025 13:45 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

A superexposição nas redes sociais e o delicado equilíbrio entre o público e o privado são o tema do programa Um Lugar de Fala, que vai ao ar nesta segunda-feira (29/09), na programação da Alece TV (canal 31.1). A edição discute como as plataformas digitais vêm sendo utilizadas, em algumas situações, sem a devida consideração pelo espaço e pela privacidade alheia.
Exemplos cotidianos comprovam a dimensão do problema: transmissões ao vivo de reuniões sem qualquer discrição, com a exposição de informações que deveriam ser confidenciais; compartilhamento de áudios em volumes excessivos em ambientes públicos, afetando o sossego de terceiros; e postagens de fotos e vídeos que, em busca de conteúdo, desrespeitam a vontade de quem não deseja aparecer.
Além destes exemplos, banheiros de academia, transportes coletivos, restaurantes e praias também são alguns dos cenários em que o limite entre o pessoal e o compartilhado se torna cada vez mais tênue.
A edição desta segunda-feira traz reflexões sobre o uso da imagem, o impacto da cultura do compartilhamento excessivo e a tensão constante entre o coletivo e o individualismo. Também serão discutidos os limites para o compartilhamento da imagem de terceiros em espaços públicos e como a busca por validação e a necessidade de conexão permanente podem estimular esse excesso de exposição, trazendo consequências imprevistas.
Para debater a temática, o programa conta com a participação do professor de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (Unifor), Carlos Bittencourt, e do sociólogo Leonardo Vasconcelos, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaína Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Evaldo Lessa e Salomão Costa. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece participa de audiência sobre política de saneamento básico no Ceará na próxima terça
Autor: Da Redação / com Assessoria