70ª edição da ExpoCrato é celebrada em solenidade da Alece no Cariri
Por Davi Holanda29/06/2023 10:52 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (30/06), às 18h, sessão solene em comemoração a 70ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato). A solenidade será realizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato-CE, e atende a requerimento de autoria do deputado De Assis Diniz (PT).
A primeira edição da ExpoCrato foi lançada em junho de 1944, por meio da portaria 100/1944, que designou também o parque de eventos da cidade com o nome do professor Pedro Felício Cavalcanti, criando a primeira Comissão Central Organizadora do evento. Em setembro do mesmo ano, a exposição ganhou oficialmente o nome de I Exposição Agropecuária do Nordeste, apenas dois meses antes da realização do primeiro evento no município.
Desde sua criação, a feira ganhou grande visibilidade em todo o território brasileiro, e hoje é considerada a maior feira agropecuária das regiões Norte e Nordeste, atraindo anualmente um público de todas as regiões do país.
De Assis Diniz destaca que “a ExpoCrato hoje é responsável por trazer diversos turistas para o município do Crato no mês de julho, onde eles prestigiam todo o evento e entram em contato com a cultura local e regional, movimentando a economia da região e trazendo emprego e renda para diversos setores da sociedade”.
Ainda de acordo com o parlamentar, “a ExpoCrato é uma festa que abre espaço para todos: pobres e ricos, brancos, pretos e amarelos. Não importa a raça, a cor ou a religião. A exposição traz alegria à cidade do Crato nas férias. É a festa mais esperada do ano, por crianças, jovens e adultos. Talvez, nem mesmo o seu criador, em seu mais ardoroso sonho, tenha aspirado tanto sucesso nas festas da Exposição. Uma simples ideia que virou realidade. Quem conhece não esquece jamais”.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade