Assembleia lança o livro “Lavrenses Ilustres”
Por ALECE18/04/2012 16:03 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta terça-feira (17/04), o lançamento do livro “Lavrenses Ilustres”, solenidade que atendeu a requerimento do deputado Heitor Férrer (PDT). De autoria do poeta e historiador Dimas Macedo, a obra traz registros de nomes que tiveram destaque no município cearense de Lavras da Mangabeira e ressalta o talento e a contribuição de cada um para a cidade.
De acordo com Heitor, que fez a apresentação do livro, pela devoção que o autor tem a Lavras e a suas famílias, ele consegue ser um elo de geração a geração, mostrando aos mais novos a importância de conhecer seus antepassados, pessoas que os fizeram ser quem são.
“Ao ler este trabalho, nos obrigamos a conhecer o que Dimas descreveu de cada um destes ilustres lavrenses. E não podemos deixar de ressaltar a recente perda que tivemos de um destes nomes, que foi o professor Itamar Filgueiras, primo do autor”, lembrou. Segundo o parlamentar, Dimas é reconhecido também por ser uma “argamassa”, que liga todos aos seus antepassados e que cultua o amor por Lavras.
O deputado observou ainda que o escritor o definiu como pertencente a todas as famílias do município, salientando que nunca tinha atinado para este fato. “Na sua maneira de ver as famílias e reconstruir o passado de cada uma, ele me fez esta colocação que hoje me dá muito prazer. Antes do livro, eu ainda não tinha descoberto que sou o que sou. E foi ele quem me presenteou com esta particularidade”, acrescentou.
O autor Dimas Macedo disse que se sente feliz e recompensado a cada espaço que é criado para que apresente suas pesquisas e paixões aos seus conterrâneos.
“Além de historiador, sou poeta, crítico de literatura e jurista. Porém, essa paixão pela minha terra é uma coisa que me move de forma especial, porque está ligada às minhas raízes e a minha ancestralidade. Lavras é um lugar diferente no mapa do Ceará, não só porque queiramos que seja assim, mas porque possui peculiaridades que outros municípios ainda não conseguiram acumular”, afirmou.
Entre essas particularidades, Dimas citou a existência de lavrenses de expressão na literatura, lembrando que ele e mais sete escritores do município fazem parte de um grupo que está documentado na história do Ceará.
Conforme o autor, Lavras é o município que aportou o maior número de integrantes na Academia Cearense de Letras. Além disso, teve quatro de seus filhos ministros e quatro senadores da República, sendo que um destes exerceu os dois cargos.
“Isso é uma singularidade para uma terra de políticos. Já são vinte os deputados nascidos ali. Somos a pátria do artista plástico Bruno Pedrosa e do violonista Nonato Luiz, dois nomes que levaram o Ceará e o Brasil para o mundo. Lavras é uma comunidade geograficamente pequena, mas muito afetiva. Chegamos a um momento de pacificação das divergências políticas e vivemos hoje em harmonia”, assinalou.
RT/AT
Veja também

Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo