Notícias

Assembleia recebe alunos do Centro de Integração Empresa Escola

Por ALECE
13/04/2012 13:50

Compartilhe esta notícia:

Visita dos alunos ao Plenário - Foto: Paulo Rocha

Estudantes do ensino médio e universitários do Centro de Integração Empresa Escola da sede Torre Quixadá, em Fortaleza, visitaram nesta sexta-feira (13/04) as instalações da Assembleia Legislativa do Ceará. A atividade faz parte do projeto “Parlamento e Sua História”, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). O objetivo é oferecer aos alunos das escolas públicas e privadas do Estado a oportunidade de conhecer de perto a história do Poder Legislativo, por meio de visitas monitoradas e programadas.

Durante a visita, os 34 alunos participaram de palestra e assistiram a um vídeo sobre o funcionamento da Casa, no Auditório Murilo Aguiar. Também conheceram o cotidiano dos parlamentares no Plenário 13 de Maio e visitaram a FM Assembleia, a Biblioteca César Cals, Espaço do Povo e o Malce.

O deputado Lula Morais (PCdoB) convidou os alunos a ocupar a bancada da Mesa Diretora no Plenário. Ele informou que o cidadão pode acompanhar das galerias a sessão plenária, ou por meio da TV Assembleia, FM Assembleia e site, que transmitem as sessões ao vivo. O parlamentar explicou aos estudantes as atribuições dos três poderes do Estado: Executivo, Judiciário, detalhando especificamente o Legislativo, considerado por ele “o mais aberto e o mais próximo da sociedade”.

Lula Morais destacou ainda que debater temas relevantes para o desenvolvimento do Estado também é uma das funções desempenhadas pelo Legislativo. Citou o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, ao qual é presidente, que está atualmente discutindo o Pacto pelo Pecém. O deputado disse que o tema atual se deve à construção de grandes empreendimentos no local, investimentos que “vão mudar a face do Estado”.

A professora Kamila Ribeiro entende que a visita é uma ótima oportunidade para que os alunos passem a conhecer de perto as atividades parlamentares, incluindo o processo de tramitação das propostas até virarem leis. “Eles aprendem nas escolas, mas não de uma forma tão direcionada como está sendo agora. Estão vivenciando isso”, observou. A professora manifestou satisfação ao tomar conhecimento que o Espaço do Povo pode ser utilizado pelos alunos. “Nós não sabíamos disso”, disse.

O estudante do curso de Ocupações Administrativas, Ívalo Oliveira, disse que a atividade é uma forma de conhecer o que os deputados fazem, “já que a gente só conhece em tempo de eleição”.  
LS/AT

Veja também