Assembleia sedia seminário estadual de educação inclusiva
Por ALECE18/04/2012 16:26 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa sedia, durante esta quarta-feira (18/04), o Seminário sobre Educação Inclusiva. O evento é promovido pelo gabinete da primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib, e acontece no Cine Teatro João Frederico Ferreira Gomes, do Centro Cultural do Parlamento Cearense (Anexo II da AL). As atividades iniciaram às 8 horas e seguem até 18 horas.
A titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Izolda Cela, que abriu os trabalhos, destacou o empenho do Governo Federal na implementação de políticas públicas voltadas ao acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino. Contudo, admitiu: “temos grandes distâncias a percorrer para assegurarmos a educação para além do acesso. Nos desafiam a qualidade e a atenção com as especificidades”, disse.
Enquanto professora, Izolda disse que enfrentou diversas barreiras na tentativa de garantir os direitos de crianças com algum tipo de necessidade especial na escola. A secretária ponderou a necessidade de envolvimento da família nesse processo. “É muito importante não termos medo de admitir as fragilidades. Temos muitos nós para desatar. Precisamos reconhecer os avanços, mas ainda estamos longe do ideal”, reconheceu.
Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Edgar Linhares, lembrou dos jovens de inteligência superior – popularmente conhecidos como superdotados – e dos autistas. Segundo ele, o Ceará tem a melhor escola do planeta para autistas. “No cotidiano da escola, o que é mais importante é a gente amar o aluno; respeitar como ele é. O que eles precisam é de amor, carinho e compreensão. A inclusão é universal, mesmo para as crianças ditas normais”, considerou.
Já o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Assis Araripe, informou que a inclusão de alunos com necessidades específicas é pauta constante na instituição. “É preciso conscientizar a sociedade de que todos nós temos que ter acesso (à educação de um modo geral) e, em algum momento, sentimos dificuldade. Não se tem infraestrutura para atender. É preciso trabalhar de forma conjunta”, afirmou.
Participaram do seminário professores da rede pública e privada, secretários municipais de educação e presidentes de conselhos municipais de educação.
BC/AT
Veja também

Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo