Atuação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é tema do Questão de Ordem
Por Pedro Emmanuel Goes22/08/2023 15:05 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Trabalho da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), é tema do programa Questão de Ordem desta terça-feira (22/08).
Durante a atração, transmitida pela TV Assembleia (canal 31.1), a gestora executiva da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Maninha Morais, e a coordenadora de um dos projetos da escola “Patrimônio para Todos”, Hannah Mariah, vão conversar com o jornalista Renato Abreu sobre as atividades promovidas pela escola e seus 20 anos de existência, celebrados em 2022.
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é um equipamento público vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que desenvolve ações pedagógicas com o intuito de contribuir para as políticas públicas de promoção, preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural material e imaterial do Ceará, sendo uma referência no ensino nas áreas da conservação e restauração e no campo dos ofícios tradicionais.
Inaugurada em 18 de dezembro de 2002, ainda como Centro de Restauro do Ceará, a escola oferece cursos que capacitam seus alunos(as) a desenvolverem técnicas de conservação e restauração do patrimônio, além de cursos que ensinam ofícios tradicionais ligados ao setor criativo e ao artesanato.
Já o projeto Patrimônio para Todos, promovido pela EAOTPS, tem o intuito de sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Pelo segundo ano consecutivo, o Patrimônio para Todos tem como tema “Patrimônios (in)visíveis” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que são referências para as comunidades locais. O projeto foi agraciado, em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A partir do dia 28 de agosto, o “Projeto Patrimônio para Todos (PPT) – uma aventura através das memórias” realizará uma série de oficinas de educação patrimonial em cinco bairros da periferia de Fortaleza: Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha.
As oficinas serão ministradas por 10 facilitadores formados(as) pela EAOTPS e atingirão mais de 100 jovens moradores(as) dos bairros contemplados. Após as aulas, os(as) participantes das oficinas iniciarão uma pesquisa de campo participativa que vai identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes nos bairros contemplados.
ENTREVISTADAS
Maninha Morais é engenheira eletricista por formação e pós-graduada em Gestão Cultural pela Fundação Joaquim Nabuco-PE e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem uma trajetória de quase 30 anos dedicados à gestão de projetos e equipamentos culturais. Foi diretora do Theatro José de Alencar (1993 a 1998), presidente do Instituto Dragão do Mar (2007 a 2010) e secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará (2011 a 2014).
Já Hanna Mariah é historiadora pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestranda em História Social pela UFC. Atuou como pesquisadora e produtora cultural no Mercado dos Peixes do Mucuripe no ano de 2022 e é cofundadora do Ser Tão Fort, projeto que oferta oficinas gratuitas de artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Nordeste.
Com apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece entrega medalhas a 56 alunas do CE vencedoras do Torneio de Física para Meninas (TFM)
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova atualização de limites de cinco municípios cearenses
Autor: Juliana Melo