Notícias

Campanha de sustentabilidade entrega 370 kg de lacres de alumínio

Por ALECE
25/04/2023 17:26 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Entrega de lacres foi feita na sede do Comitê de Responsabilidade Social da Alece - Foto: José Leomar

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, realizou, nessa segunda-feira (24/04), a entrega de lacres de alumínio para contribuir com a campanha "Eu ajudo na lata", do Instituto Unimed. 

No total, foram coletados entre os servidores da Casa mais de 370,89 kg de lacres, um volume de 118 garrafas de cinco litros. A ação realizada no âmbito do Poder Legislativo tem o caráter contínuo, com o prosseguimento da arrecadação. A entrega aconteceu na sede do Comitê de Responsabilidade Social, no anexo III da Casa.

A primeira-dama da Assembleia, presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, destacou que a ação da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental tem a Unimed como parceira, principalmente no âmbito da responsabilidade social. Os lacres serão revertidos para a compra de cadeiras de rodas e outros equipamentos que proporcionam acessibilidade às pessoas com alguma deficiência motora.

"Participamos dessa campanha de arrecadação de lacres e, entre todas as instituições que integram essa iniciativa, a Alece foi a que mais conseguiu arrecadar. Isso demonstra que todos os servidores realmente ingressaram na campanha. É mais uma ação com o engajamento de praticamente todos da Casa. Assim como nós, eles também estão atentos com a questão da sustentabilidade e da solidariedade", salientou Cristiane Leitão.

Comitê recebeu a gestora de sustentabilidade e governança corporativa da Unimed, Regina Portela - Foto: José Leomar

Gestora da área de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Unimed, a pediatra Regina Portela considera que a participação da Assembleia Legislativa na campanha é "imensurável", haja vista que "trata-se de um órgão público que prima pelo bem da sociedade". Segundo ela, a Alece busca a todo momento se engajar em campanhas com alcance social. "Quanto mais se arrecada, melhor, aumentando a abrangência dos benefícios à comunidade", acentuou.

A pediatra frisou ainda que a participação não tem nenhum custo a quem participa, apenas dá um destino mais útil aos lacres que iriam para o lixo, possibilitando a aquisição de cadeiras de rodas a pessoas carentes. Ela informou que novas parcerias podem ser realizadas, desde que a instituição se manifeste desejo de engajamento na campanha.

A orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, Conceição Machado, observou que o volume arrecadado junto aos servidores foi possível graças a uma campanha em que cada garrafa de dois litros de lacres foi trocada por uma caneca decorada. "Isso foi importante porque não se trata apenas de uma campanha de sustentabilidade, mas também de solidariedade. No momento em que há a troca, os copos plásticos são excluídos do consumo diário, reduzindo a produção de lixo poluente", pontuou.

A coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Fortaleza, Verbena Medeiros, afirmou que as instituições a serem beneficiadas com as doações são definidas pelas instituições que mais arrecadam os lacres. "A Assembleia, que mais arrecadou, tem o direito de buscar uma entidade para ser beneficiada", explica. 

Da Redação/com Comunicação Interna

Veja também