Ely Aguiar teme “esvaziamento” do Banco do Nordeste
Por ALECE26/04/2012 15:06 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse nesta quinta-feira (26/04) que a possibilidade de o Banco Nordeste do Brasil (BNB) perder a exclusividade da operação do Fundo do Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) pode “esvaziar” a instituição financeira. O parlamentar cobrou providências da bancada federal.
Ely Aguiar argumentou que essa é uma questão “suprapartidária” que necessita do apoio de todos os parlamentares do Nordeste. “Venho observando apenas três representantes do Ceará preocupados com essa questão: os deputados federais Danilo Forte (PMDB) e Mario Feitoza (PMDB) e o senador Inácio Arruda (PCdoB). O resto todo calado, não fala nada”, criticou.
A Medida Provisória (MP) 564/12, em análise no Congresso Nacional, divide as operações do fundo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Esse fundo foi criado para dar suporte às ações da Sudene.
Para Ely, tirar a exclusividade do BNB "é um golpe baixo" que enfraquece a atuação da instituição, uma das principais financiadoras do fomento da produção de pequenos empreendedores e da infraestrutura no Nordeste.
Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) classificou a MP como um “escárnio”. Para o tucano, a medida “mata” a razão de ser do banco. O deputado Cirilo Pimenta (PSD) afirmou que seria melhor fechar a instituição do que mantê-la funcionando aquém de sua missão. Os deputados Welington Landim (PSB), Ferreira Aragão (PDT) e Carlomano Marques (PMDB) também mostraram preocupação com a situação do banco.
O deputado Danniel Oliveira (PMDB) lembrou que Danilo Forte é o relator responsável pela MP na Câmara Federal e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o relator revisor no Senado Federal. Para o peemedebista, os dois devem trabalhar para que não haja prejuízos para a instituição e produtores que necessitam de financiamento.
O deputado Lula Morais (PCdoB) esclareceu que Inácio Arruda apresentou duas emendas autorizando um crédito de R$ 10 bilhões ao BNB para garantir recursos e manter a exclusividade do banco sobre o FDNE.
DA/CG
Veja também

Alece homenageia políticos, gestores públicos e pesquisadores em solene alusiva aos 125 anos da Fiocruz
Autor: Ariadne Sousa
Programa Alô Alece recebe o deputado Sérgio Aguiar nesta quinta-feira
Autor: Wanessa Tavares