Notícias

Estudantes de Pacajus conhecem AL e debatem papel do Poder Legislativo

Por ALECE
03/05/2012 12:12 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Visita dos alunos ao Plenário - Foto: Dário Gabriel

Os alunos do 6º e 9 º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Professor Edite Nogueira da Costa, de Pacajus, tiveram uma manhã diferente. A aula nesta quinta-feira (03/05) foi na Assembleia Legislativa, que recebeu a visita dos estudantes para conhecer suas instalações e o funcionamento da Casa. A atividade faz parte do programa “O Parlamento e sua História”, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

A programação contou com a visita ao Plenário 13 de Maio, onde os 39 estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com o deputado Dedé Teixeira (PT). O parlamentar explicou as atribuições do Legislativo cearense, apontado por ele como a “casa do povo”, onde se discutem questões relevantes para melhoria da qualidade de vida dos cearenses e para o desenvolvimento do Estado.

O parlamentar citou como exemplo desses debates o lançamento amanhã do Pacto pelo Pecém, uma iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, que objetiva discutir os impactos advindos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém no Estado. “É, na verdade, um grande empreendimento naquela região, que vai abrigar além do porto, a siderúrgica e a termelétrica. Portanto, temos a obrigação de discutir, porque vai mudar a feição do Ceará”, enalteceu.

Os alunos fizeram perguntas sobre a escolha do nome do plenário, como são eleitos os deputados e quais são suas atribuições parlamentares.

A visita foi avaliada como muito positiva pela estudante Sarah Pereira, do 6º ano. A atividade foi “instrutiva para a educação”, disse. Para ela, ao sair da estrutura escolar e presenciar o que está sendo feito no Parlamento, “passamos a ver os deputados de outra maneira, percebemos que eles se preocupam com a gente. Parece que liberta nossa mente e nos incentiva ainda mais a estudar, pois saindo da escola a aula deixa de ser uma coisa chata”.

Já Thalia Souza, do 9º ano, reforçou a avaliação da colega acentuando que a visita permite aos alunos o conhecimento sobre as atividades parlamentares, e “incentiva a buscar os nossos interesses e da sociedade”.

Na opinião do coordenador da escola, Carlos Alicim, a visita vai estimular os alunos na busca de mais informações sobre a política do Estado. “Têm alunos de 18 anos que nem documento de identidade possuem”, disse.  

Os estudantes estiveram ainda no auditório Murilo Aguiar, onde assistiram ao vídeo institucional sobre o funcionamento da Casa, visitaram a FM Assembleia, a Biblioteca César Cals e o Espaço do Povo. Participaram ainda as professoras Fernanda Lima e Aline Almeida.
LS/CG

Veja também