Notícias

Faculdade de Direito comemora 120 anos em solenidade na Alece

Por Bárbara Danthéias
10/03/2023 21:06 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Faculdade de Direito do Ceará celebrou, nesta sexta-feira (10/03), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), os 120 anos de fundação. Inaugurada no dia 1º de março de 1903, é considerada a instituição civil de ensino superior mais antiga do Estado.

A deputada Dra. Silvana (PL), proponente da solenidade, ressaltou que os profissionais formados pela Faculdade de Direito têm prestado, ao longo do tempo, imensuráveis serviços ao povo cearense em vários campos de atuação, não se limitando apenas ao mister de buscar a justiça para aqueles que dela necessitam.

“Nas altas esferas do poder ou na tribuna forense da comarca mais modesta, sempre encontramos a brilhar aqueles que se sentaram nos bancos da mais do que centenária Salamanca cearense. Portanto, sejam todos bem-vindos à Casa do Povo para aplaudirmos aqueles que, no passado e no presente, não medem esforços para manter a tradição de respeitabilidade da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará”, acentuou.

O diretor da Faculdade de Direito da UFC, Maurício Benevides Filho, disse que a instituição possui forte tradição em bem formar profissionais aptos ao pleno exercício de qualquer uma das muitas profissões jurídicas. “Prêmios e loas não faltam a confirmar essa afirmação, com notas máximas em todas as avaliações nacionais conduzidas pelas mais autorizadas instituições nacionais, do Ministério da Educação à Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou.

O desafio que se apresenta agora, segundo Maurício Benevides Filho é o de “somar modernidade à tradição”. O diretor informou que, desde 2019, a instituição passa por um ciclo de modernização, salientando a implantação da Biblioteca Digital da Faculdade de Direito, com um acervo atual de mais de 1.800 livros. “Essa ferramenta assegura a todos os nossos alunos, sem qualquer pagamento, acesso aos livros necessários à boa formação acadêmica”, explicou.

Para o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, mais do que uma homenagem, a solenidade representa um reconhecimento a uma instituição que, há 120 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento do estado do Ceará.

“Se tem aqui o reconhecimento de uma trajetória que não foi fácil e não continua sendo fácil. Nossa faculdade se caracteriza pela capacidade de superação. Criar a Faculdade de Direito, naquele longínquo ano de 1903, foi uma tarefa dificílima”, comentou, ressaltando o papel de Nogueira Accioly e Tomás Pompeu de Sousa Brasil na criação da instituição.

O advogado e assessor parlamentar Paulo Sérgio Vasconcelos relatou sua ligação emocional com a instituição, na qual ingressou há 37 anos, em 1986. “A minha emoção e o meu sonho começaram a se realizar de uma forma tão significativa que, ainda hoje, aos meus amigos, quando falo da Faculdade de Direito, eu repito minha matrícula”, contou.

“É uma instituição realmente brilhante, criada por homens abnegados, patriotas, cearenses, brasileiros, que acreditaram nesse sonho e tiveram essa visão tão preciosa de criar essa universidade, essa faculdade que hoje faz 120 anos”, afirmou o deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE).

A solenidade contou com apresentação da Camerata de Cordas da UFC, sob a coordenação das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz.

Receberam homenagens o reitor da UFC, Cândido Albuquerque; o diretor da Faculdade de Direito da UFC, Maurício Feijó Benevides Filho; os professores da Faculdade de Direito da UFC, Hugo de Brito Machado, Glauco Barreira e Francisco Régis Frota Araújo; o jurista e professor Luiz Djalma Bezerra Pinto; o advogado e assessor parlamentar Paulo Sérgio Vasconcelos; o presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Pereira Ribeiro, e o jurista e professor Valmir Pontes Filho.

Também foram homenageados o ex-diretor da Faculdade de Direito da UFC, José Adriano Pinto, e o professor emérito da Faculdade de Direito da UFC, Raimundo Bezerra Falcão.

Estiveram presentes no evento o diretor da Escola do Ministério Público, Eneas Romero de Vasconcelos, e Mana Saraiva Leão Accioly, representando a família Accioly.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também