Notícias

Fausto Nilo fala sobre arquitetura, música e poesia no Conexão Assembleia

Por Luciana Meneses
28/08/2023 10:00 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Fausto Nilo - Foto: Bia Medeiros

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da FM Assembleia (96.7MHz), recebeu na manhã desta segunda-feira (28/08), o arquiteto, poeta, compositor e cantor cearense Fausto Nilo. 

Na entrevista à jornalista Kézya Diniz, o convidado comentou sobre a música, poesia e arquitetura. “Hoje é enorme a influência da intercomunicação e desses dispositivos musicais associados a grandes gravadoras. São muitas as mudanças, desde a época do disco. Além de escrever músicas e produzir, é necessária uma grande equipe que trabalha para o lançamento e alcance do público.”

Fausto Nilo afirmou que a poesia e a arquitetura se complementam, apesar de se diferenciarem em alguns pontos. “Enquanto urbanista, posso criar, mas sempre respeitando princípios básicos de qualquer projeto. E a poesia também, mas com outra linguagem. Então, convivo muito bem com as duas funções, de forma séria, sendo de dia no escritório e à noite com a poesia”, confidenciou. 

Sobre sua introdução na música, o cearense de Quixeramobim relembrou que ainda na infância, enquanto desenhava, costumava ouvir as canções que tocavam na rádio do município. “Eu sonhava em me formar e trabalhar no Rio de Janeiro, não pensava em fazer canções. Mas, durante o curso de arquitetura em Fortaleza, fui conhecendo pessoas que também gostavam de música e, pelos anos 1960, criamos um clube que frequentava diversos lugares da cidade e encontrávamos nomes como Rodger Rogério, por exemplo”, relatou.

Após se formar, o arquiteto se mudou para Brasília para lecionar e lá conheceu o também cearense Raimundo Fagner, que estava de partida para o Rio de Janeiro para tentar a carreira de cantor. “Dei muito apoio ao Fagner e ele me desafiou a escrever uma letra. Fiz, e sou muito grato a ele por essa provocação, pois foi essa mesma letra que foi gravada por uma grande cantora da época”, relatou. Com isso, segundo ele, foi criando gosto, conhecendo outros compositores, sendo mais requisitado. “E acabo me mudando para o Rio de Janeiro para também trabalhar com música. E fui me acostumando com isso, fazendo grandes amizades e parcerias como Fagner, Moraes Moreira. Geraldo Azevedo, Chico César”, contou.

Kézya Diniz conversa com o arquiteto, poeta, compositor e cantor cearense Fausto Nilo / Foto: Bia Medeiros

O cearense acrescentou que tem muitas canções inacabadas, inclusive com o próprio Moraes Moreira. “Quando morávamos os dois no Rio, era mais fácil. Mas, depois que voltei para o Ceará, acabou ficando mais complicado. E após a morte dele, vi que temos algumas canções inacabadas. Assim como o Dominguinhos. Na pandemia fiz umas 35 canções que estão guardadas”, disse. 

Das realizações como arquiteto, Fausto Nilo destacou o Centro Cultural Dragão do Mar, a Praça do Ferreira e a Ponte dos Ingleses. “Tenho uma conduta que é mais comum em outros países, que, após um tempo, você avalia se aquilo que foi criado continua sendo utilizado da forma como foi planejado. O Dragão do Mar, por exemplo, não era para ter show da Praça Verde, mas demonstrou ser útil, então deveria ser adaptado. Aqui não é normal se cobrar isso do arquiteto, esses ajustes. Mas carrego isso comigo e sempre considero alguns ajustes. Tenho muita estima pela Praça do Ferreira, pois foi um projeto difícil e de grande significado para a cidade”, declarou.

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também