Gonzagando destaca parceria do Rei do Baião com o cearense Humberto Teixeira
Por Lincoln Vieira23/02/2023 09:00
Compartilhe esta notícia:

O programa Gonzagando, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), apresenta, nesta quinta-feira (23/02), às 20h, a biografia do compositor cearense e parceiro de Luiz Gonzaga, o “Doutor do Baião”, Humberto Teixeira.
Em 1945, Gonzaga e Humberto criaram a canção “Baião”, que anuncia em sua letra e título o nome do novo gênero de canção urbana inspirado na música popular tradicional do interior do Nordeste.
Humberto Teixeira nasceu em Iguatu, no Centro-Sul do Estado, em 05 de janeiro de 1915. Foi compositor, advogado e deputado federal. Entretanto, se tornou conhecido ao ser o parceiro de Luiz Gonzaga e autor da letra da canção “Asa Branca”.
O site Ebiografia informa que Humberto Teixeira, ainda em Iguatu, sua cidade natal, aprendeu a tocar bandolim e flauta. Já em Fortaleza, onde fez o curso secundário no Liceu do Ceará, foi aluno do maestro Antônio Moreira e flautista-aluno na Orquestra Iracema.
O cearense foi morar no Rio de Janeiro para estudar na Faculdade Nacional de Direito, em 1932. Dois anos depois, foi um dos vencedores do concurso de música carnavalesca promovido pela revista “O Malho” com a canção “Meu Pedacinho”, classificada ao lado de músicas de Ari Barroso, José Maria de Abreu, Cândido das Neves e Ari Kerner.
O primeiro disco de Teixeira, intitulado “Sinfonia de Café”, foi produzido especialmente para o espetáculo “Muiraquitã”, encenado no Teatro Municipal carioca. Ele compôs ainda valsas, toadas e canções que foram editadas para piano por "A Guitarra de Prata".
A música “Sinfonia do Café”, lançada pelo artista Déo, da gravadora Continental, ajudou a promover outras composições de Teixeira, como “Deus me Perdoe” (Ciro Monteiro), “Só uma Louca não Vê” (Orlando Silva), “Meu Brotinho” (Francisco Carlos) e “Natalina” (Quatro Azes e Um Coringa).
Humberto Teixeira conheceu Luiz Gonzaga após se formar em Direito, ainda no Rio de Janeiro, onde iniciou suas atividades como advogado em paralelo à música.
Eles começaram a trabalhar juntos em 194,5 com o ritmo “baião”, com um estilo musical mais “urbanizável” e “estilizável” dos ritmos nordestinos. Assim nasceu a canção "Baião", a primeira positiva experiência da dupla Luiz Gonzaga e o “Doutor do Baião”, como era conhecido Humberto Teixeira, por sua formação em direito.
Com produção e apresentação de Emília Barbosa, o programa vai ao ar às quintas-feiras às 20h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria