Notícias

Heitor aponta novo modelo de empréstimos consignados

Por ALECE
26/04/2012 18:18 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

O deputado Heitor Férrer (PDT) destacou, durante o segundo expediente da sessão plenária desta quinta-feira (26/04), o novo modelo de empréstimos consignados que está sendo planejado pelo Governo do Estado. Em reunião ontem (25/04), entre a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e servidores estaduais, foram propostas novas alternativas para substituir o modelo atual.

Para o pedetista, a mudança é mais do que necessária e a eliminação de intermediários deve ser o principal ponto a ser contemplado. “O modelo a ser implantado precisa ser aquele em que o próprio Estado controle por meio de programas de computação todo o processo, eliminando a figura do intermediário”, pontuou. O deputado também criticou o modelo atual, que segundo ele “patrocina a corrupção, o enriquecimento fácil e a transferência de recursos dos menos aquinhoados para os mais aquinhoados”.

Heitor propôs ainda, que o Governo passe a credenciar todos os bancos e não mais seis ou sete agências como vinha sendo feito. “Se existem 50 bancos, que o servidor vá e negocie com os agentes do banco e escolha a melhor proposta, assim como é feito nas licitações”, salientou o parlamentar.

Em aparte, a deputada Eliane Novais (PSB) sugeriu a quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa Promus para mostrar a real situação do esquema, enquanto Roberto Mesquita (PV) afirmou que a Assembleia tem um papel importante na luta pelos interesses dos servidores prejudicados.

“Estão sendo cobrados R$ 100 milhões de juros aos funcionários, e o que a população deseja é uma resposta dos homens públicos para que volte para a conta dos prejudicados aquilo que foi lesado”, pontuou Mesquita.

RG/LF

Veja também