Notícias

Lei para emancipação de distritos será votada nesta terça na Câmara Federal

Por ALECE
03/06/2013 16:15 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Luiz Carlos Mourão - Foto: Paulo Rocha

Depois de 17 anos de espera, inúmeros distritos brasileiros poderão iniciar o processo de emancipação caso seja aprovado amanhã (04/06), na Câmara Federal, o projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08. A propositura, primeira pauta desta terça-feira no plenário federal, estabelece regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios. O PLP já foi aprovado pelo Senado Federal.

De acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Carlos Mourão, o Estado tem 30 áreas que se enquadram nos pré-requisitos da lei. “Das 57 áreas que pleitearam a emancipação, 30 se enquadraram nos estudos realizados pelo IBGE, Ipece, Secretaria da Fazenda, TRE e Tesouro Nacional”, explicou.

Nos estudos são verificadas questões geográficas, econômicas e sociais. Entre as exigências para criação de um novo município estão: condições econômicas que garantam a subsistência do município, plebiscito com a população envolvida, que deve ter mais de 8.500 habitantes (para cidade no Nordeste).

No caso da PLP ser aprovada amanhã, a emenda segue para ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff e, em seguida, os estados que já têm uma lei específica – como é o caso do Ceará - vão fazer a adequação da lei e solicitar a realização dos plebiscitos nas localidades para checar a vontade da população. “Os plebiscitos que aprovarem a emancipação aguardam então as eleições municipais para escolher seus representantes”, explica Mourão.

HS/CG

Veja também