Lucílvio Girão está preocupado com fechamento de hospitais
Por ALECE17/04/2012 16:09 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Lucílvio Girão (PMDB) disse, nesta terça-feira (17/04) em sessão plenária, estar preocupado com o fechamento de hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, há nove anos as unidades hospitalares não tiveram reajuste na tabela do SUS.“Isso é um verdadeiro absurdo. Como um hospital pode sobreviver com internação e uma diária de R$ 250, com todos os encargos a pagar?”, questionou, citando alguns deles. Conforme ele, o fechamento acaba sobrecarregando o atendimento em outras instituições públicas, como o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr.José Frota (IJF).
Paralelo a isso, o parlamentar criticou a criação - pela presidente Dilma Rousseff - de mais leitos para atender dependentes químicos, afirmando que, com isso, o problema não será resolvido. Para ele, melhor seria a implantação de centros clínicos diferenciados, oferecendo tratamento e reabilitação do dependente, por meio de um equipe multidisciplinar.
“Acredito que a saída é o governador Cid Gomes levar esse assunto à Brasília. Tem que criar casas de recuperação nos moldes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), dando condições de atender esses dependentes químicos, trazendo a religião e o Alcóolicos Anônimos para dar suporte”, sugeriu.
O deputado Fernando Hugo (PSDB) reforçou a proposta do peemedebista, afirmando que o internamento sem oferecer uma equipe de tratamento multidiciplinar não consegue “salvar” nenhum dependente.
LS/AT
Veja também

Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo