Lula Morais defende política de redução de juros
Por ALECE17/04/2012 15:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Lula Morais (PCdoB) fez, nesta terça-feira (17/04) em plenário, uma avaliação do quadro dos juros bancários do Brasil. Ele também destacou a importância de uma política de redução das taxas para o desenvolvimento econômico do País. Segundo o parlamentar, o fortalecimento do poder de compra do brasileiro, focado na elevação do salário mínimo, que hoje está em torno de US$ 320, é impressionante. “Mas é preciso ainda uma melhor condição de financiamento para o setor produtivo”.
Entre os fatores que fortaleceram a capacidade aquisitiva do brasileiro, Lula Morais apontou políticas do Governo Federal, como a criação do programa Bolsa Família, o Pronaf e a recuperação do emprego. Para o deputado, o resultado gerou uma mobilidade social, permitindo a migração de quase 30 milhões de pessoas das classes D e E para C, transformando o Brasil em um país de classe média.
“O Governo, pressionado pela crise mundial, está colocando em pauta a questão dos juros. É impossível sair desse momento, de queda da industrialização, se não baixarmos os juros”, avisou. De acordo com o parlamentar, o ministro Guido Mantega, disse que os bancos têm condições de reduzir os juros, oferecendo crédito e mais recursos para o setor produtivo, possibilitando movimentação na economia e melhorando a renda. “Não podemos perder os avanços dos últimos anos. A política de metas de inflação e de fortalecimento do sistema financeiro precisa ser mudada”, disse.
Para justificar seu posicionamento, Lula Morais informou que o País paga anualmente R$ 190 bilhões de juros, distribuídos para cerca de 20 mil famílias que vivem de aplicações no sistema financeiro. “Os bancos do Brasil, BNDES e Caixa Econômica são instrumentos para enfrentar a crise. Quando esses bancos praticam taxas mais baixas, todo o setor é obrigado a também reduzir os seus juros. Se tivéssemos empresas sob o controle público, teríamos mais facilidade de buscar o desenvolvimento e a saída da crise”, observou.
O deputado diz que é necessário desmontar a lógica de que o controle da inflação se dá com elevação de juros. “Não é somente desta forma. Não vamos ter um desenvolvimento sustentável, sem a compatibilidade dos juros, permitindo que a indústria reduza os custos de produção”, assinalou.
ELEIÇÃO
Lula Morais anunciou ainda que o Partido Progressista formalizou apoio ao pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, senador Inácio Arruda. O anúncio da aliança foi feito pelo presidente regional do PP, João Cavalcante. “Este apoio nos garante um tempo de 3minutos e 10 segundos no rádio e na televisão”, disse Lula.
JS/AT
Veja também

Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo