Notícias

ONG americana recebe Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa na AL

Por ALECE
27/04/2012 20:50 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

 

Na tarde desta sexta-feira (27/04), a Assembleia Legislativa realizou a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa e da placa alusiva aos 20 anos de atuação da Fundação Bernardo Feitosa, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio. A iniciativa atendeu a solicitação do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, deputado Augustinho Moreira (PV).

A medalha foi concedida ao presidente da organização não governamental (ONG) americana, The Nature Conservancy (TNC), Marcel Viergever, e a placa homenageou Maria Dolores Andrade Feitosa, presidente da Fundação Bernardo Pessoa, pelos relevantes serviços prestados na defesa do patrimônio cultural, social e ambiental do bioma caatinga.  

Augustinho lembrou que a solenidade aconteceu na véspera do Dia Nacional da Caatinga, comemorado anualmente em 28 de abril, e afirmou que a entrega da medalha é uma homenagem muito justa e digna, pois incentiva ações de preservação ao meio ambiente.

“Nos tempos de hoje, em que vimos agora tanta gente lutando pela aprovação do projeto de lei que reforma o Código Florestal (PL 1876/99), é muito bom saber que tem gente importante do outro lado, tentando salvar nosso planeta, como a Fundação Bernardo Feitosa e a The Nature Conservancy”, ressaltou.

O presidente do Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente ( Conpam), Paulo Henrique Lustosa, explicou que a Medalha Joaquim Feitosa reconhece e homenageia organizações que se dedicam a preservação do meio ambiente e do bioma caatinga.

De acordo com ele, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga do Ceará, que escolhe as pessoas os homenageados de cada ano, tem o desafio e a missão de preservar e contribuir com o desenvolvimento sustentável do bioma caatinga. Lustosa lembrou ainda, que a comenda é outorgada pelo Conpam, em parceria com a Assembleia.

“Este ano, a homenageada é uma organização internacional que milita há anos na conservação da natureza e do patrimônio ambiental, e realiza um trabalho em escala global. A premiação se deve a atuação que esta ONG tem tido aqui no Ceará, na conservação e proteção do bioma caatinga”, informou.

Maria Dolores Feitosa disse estar emocionada, grata e dignificada com a iniciativa da Assembleia, e agradeeu ao colegiado do Conpam, aos membros do Comitê da Caatinga, e a Joaquim de Castro Feitosa, “que soube impregnar nossas mentes e nossos corações com os ideais que perseguia, e que temos tentado levar a frente, com alguns sucessos”.

Marcelo Viergever registrou seu orgulho em receber a medalha, salietando, porém, que a recebe com humildade, pois a TNC tem consciência de que seus projetos e iniciativas não teriam tido o mesmo resultado e o mesmo êxito, se não fosse a Associação Caatinga e seu secretário executivo, Rodrigo Castro, o conselheiro da ONG, Roberto Macedo, “que incansavelmente têm nos chamado para atuar no Ceará”.

RT/CP

Veja também