Pacto pelo Pecém é apresentado aos trabalhadores portuários
Por ALECE11/04/2012 21:19 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A proposta do Pacto pelo Pecém foi apresentada nesta quarta-feira (11/04) ao Fórum Unificado dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Porto do Pecém (FUTCIPP), composto por sete sindicatos que representam categorias de funcionários. De acordo com os sindicalistas, profissionais que atuam na limpeza, capinação, área portuária, administração e informática, além de metalúrgicos e caminhoneiros, enfrentam diariamente diversos problemas.
O secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, Eudoro Santana, afirmou considerar de fundamental importância o engajamento dos trabalhadores na discussão. “Temos o público dos movimentos sociais, moradores da região, sociedade civil, porém devemos incluir os trabalhadores”, considerou.
“Os trabalhadores deveriam ser ouvidos desde o primeiro momento da implantação dos projetos no Porto do Pecém”, cobrou, durante a reunião, o representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (Mova-se), Rogério Ribeiro.
Para o coordenador do FUTCIPP e diretor do Mova-se, Ernesto Luz, o Fórum já obteve um ganho importante, que foi a recepção dos sindicatos pelo Pacto. “Queremos participar ativamente desta nova articulação, a fim de que sejam levadas em consideração as questões dos trabalhadores”, disse.
Estiveram presentes na reunião, o Mova-se; representantes de funcionários da Cearaportos; dos funcionários de operadoras portuárias; do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens e Passageiros (Sindicam); do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal); do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seeaconce); do Sindicato dos Vigilantes; da segurança patrimonial; e Sindicato dos Empregados em Empresa de Processamento de Dados e Informática (SindPD).
Da Redação/CP
Veja também

Alece debate situação do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Ceará
Autor: Juliana Melo
Dez matérias iniciam tramitação na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
Autor: Luciana Meneses