Notícias

Presidente da AL media acordo que pode acabar greve da construção civil

Por ALECE
28/05/2012 19:17 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), conseguiu intermediar com sucesso um acordo entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (STICCRMF) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon).  Durante a reunião, ocorrida na manhã desta segunda-feira (28/05), houve consenso entre patrões e empregados e ficou acertado um reajuste salarial de 8%, aumento do piso do servente para R$ 639,00 e cesta básica no valor de R$ 50,00. Com relação aos dias parados, os dois sindicatos deverão apresentar proposta nesta terça-feira, quando voltam a se encontrar para assinar o acordo, em reunião novamente com a presença do presidente da AL.


A paralisação no setor da construção civil já dura 21 dias e este foi o segundo encontro do parlamentar com representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores. O último havia ocorrido na última sexta-feira (25/05).

Para o deputado Roberto Cláudio, o envolvimento da AL deve ser sempre no sentido de buscar a harmonia social e, neste caso, construir ambiente decisivo para a retomada dos trabalhos. “A construção civil é relevante para a economia e a greve vem tendo grande impacto. Como Parlamento, estamos aqui para ouvir, sempre respeitando o bom diálogo”, ponderou.

Ele conduziu a negociação ao lado dos deputados Lula Morais (PCdoB) e Tin Gomes (PHS), Dedé Teixeira (PT) e Julio César Filho (PTN), no Salão Nobre Alceu Coutinho, na AL. “Greve é sempre traumática, mas a Assembleia tem a função de mediar”, pontuou Lula Morais. “Greve nunca é boa. Como afeta a cidade toda, resolvemos mediar. Já mediamos outras greves e obtivemos êxito”, acrescentou o Tin Gomes.

Os representantes dos dois sindicatos concordaram que a participação do presidente da Assembleia e da Casa na busca da solução foi decisiva. Antes do encontro desta segunda-feira, outras 12 rodadas de negociação já haviam sido realizadas.

As duas entidades elogiaram a Assembleia por tentar solucionar o impasse. “Aqui é a Casa do Povo, onde é possível encontrarmos um ponto de consenso”, declarou o presidente do Sinduscon, Roberto Sérgio Ferreira. “A Assembleia tem muita influência neste setor e pode nos ajudar”, acrescentou o coordenador-geral do STICCRMF, Nestor Bezerra.
BC/JU

Veja também