Notícias

Questão de Ordem fala sobre prognósticos de chuva para o Ceará

Por ALECE
18/03/2015 16:00

Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 30) entrevista, nesta quarta-feira (18/03), o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Martins e o presidente da Cogerh João Lúcio Farias. Eles vão falar sobre o prognóstico de chuvas para os meses de abril a junho e a gestão e projetos para os recursos hídricos do Estado.

Segundo a última previsão divulgada pelo órgão, é de 49% a probabilidade que ocorram chuvas abaixo da média histórica nos próximos três meses. A fundação também prevê que a quadra chuvosa nesse período será irregular.

De acordo com dados da Funceme, além dos sinais da ocorrência do “El Niño”, fenômeno que se caracteriza pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico e que dificulta a formação de nuvens de chuva na região mais ao norte da região Nordeste, as últimas temperaturas detectadas nas águas do oceano Atlântico se mostraram desfavoráveis para a atuação constante da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema atmosférico que provoca precipitações nessa época do ano no Ceará.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e PhD pela School of Civil and Environmental Engineering da Cornell University, Eduardo Martins é professor adjunto da UFC e professor colaborador na pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 João Lúcio Farias é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza, com mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e Técnico em Planejamento e Gestão de Recursos. Hídricos da Cogerh.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação de Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 19h30. A reprise acontece, às 7h15, do dia seguinte.
Da Redação/GS

Veja também