Roberto Cláudio faz balanço de gestão e se despede da AL
Por ALECE28/12/2012 17:32 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), fez seu último pronunciamento, na sessão plenária desta sexta-feira (28/12), como chefe da Mesa Diretora da Casa. Ele deixa o cargo para assumir a Prefeitura de Fortaleza em 1º de janeiro. O pedido de renúncia foi apresentado à Mesa logo após a sessão de hoje. Até 1º de fevereiro, quando o presidente eleito, deputado José Albuquerque (PSB), assume o posto, a Assembleia será comandada pelo atual primeiro vice-presidente, deputado José Sarto (PSB).
A fala de Roberto Cláudio foi marcada por agradecimentos. Aos servidores do Legislativo e demais deputados, pelo empenho e o bom serviço prestado nos últimos dois anos, e ao povo cearense, pelo apoio incondicional às demandas colocadas pela AL ou a ela enviadas.
Ele citou medidas implementadas durante seu mandato, tais como: realização do primeiro concurso público da Assembleia dos últimos 30 anos; elaboração de um plano estratégico de atuação; conquista do certificado ISO 9001; adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P); informatização dos processos internos; criação do Centro Cultural do Parlamento; realização da primeira edição do Festival de Música e o projeto Alcance, com foco na capacitação de alunos de escolas públicas para o vestibular.
Também enalteceu o papel das comissões técnicas na promoção de grandes debates. “O Parlamento adquiriu respeito junto à opinião pública. E isso se deveu ao trabalho dos servidores e à atuação de um belíssimo mandato dos deputados. Somos um poder necessário para garantir as liberdades individuais e coletivas, para garantir vozes às minorias. Minha primeira palavra é de gratidão”, disse.
Roberto Cláudio agradeceu aos eleitores que lhe asseguraram dois mandatos de deputado estadual e lembrou da experiência como vice-líder do Governo Estadual na Casa. “Travamos debates extraordinários e vimos o Ceará mudar de face. Esse Parlamento foi agente importante, com a voz dos apoiadores e a crítica construtiva dos opositores. Como lição, aprendi a respeitar a diversidade de opiniões, a fazer política sem rancor e tive a humildade de aprender. Neste Parlamento, vi e senti funcionar a verdadeira democracia. Tenho muito orgulho de dizer que minha formação política principal se deu aqui. Esta sempre será minha Casa.”
Ele desejou sorte ao próximo presidente e disse que o período à frente da AL foi fundamental para embasar decisões na Prefeitura de Fortaleza. “Vivemos num município cheio de potencial e oportunidades, mas com o histórico da desigualdade e da pobreza. O sentimento que me toma agora é a vontade de trabalhar muito pela nossa Capital. Tem muita coisa a ser feita. E quero dialogar sem preconceito”, destacou ele.
E encerrou: “As pessoas que passaram pela minha vida ao longo desse seis anos ficarão marcadas eternamente na minha alma. Saio desse Parlamento diferente. Espero, bem melhor do que entrei. Saio mais experiente. O aprendizado da vida real, do sofrimento da nossa gente, foi a maior lição que tive na minha vida inteira.”
Em aparte, o presidente eleito da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), elogiou a trajetória política de Roberto Cláudio. "Vai fazer uma grande prefeitura com o apoio de Cid Gomes, dos fortalezenses e, por que não dizer, da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa", considerou.
BC/CG
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo