Seminário sobre violência sexual contra crianças mobiliza Senador Pompeu
Por ALECE13/04/2012 12:12
Compartilhe esta notícia:

O 15º Seminário da Campanha “Quem cala, consente – Violência sexual Contra Criança e adolescente é crime” reuniu lideranças de vários municípios do Sertão Central cearense, na manhã desta sexta-feira (13/04), em Senador Pompeu. O encontro foi na sede da AABB e reuniu lideranças políticas e estudantes do Sertão Central.
Na abertura do evento, a deputada Bethrose (PRP), presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, ressaltou como fundamental a participação da escola e da família para prevenir e combater a violência sexual. Ela defendeu uma “mobilização permanente de sociedade cearense contra a violência sexual que atinge as crianças”.
Bethrose falou sobre a campanha, que visa levar o debate a todo o Estado e tem como meta formar multiplicadores na luta contra a violência sexual. Ela destacou a importância de informar a população sobre como identificar o abuso sexual, por meio de fatores físicos e psicológicos, que podem ser detectados na escola ou em casa, e da necessidade de denunciar o agressor.
A psicóloga Helena Damasceno, autora de vários livros sobre o tema, falou dos problemas causados pela violência sexual, como mudanças repentinas de comportamento. Ela lembrou que a maioria dos casos acontece dentro da própria casa da vítima, “o que dificulta a denúncia”. “É preciso ampliar e qualificar o atendimento multidisciplinar às vítimas e conscientizar a sociedade de que é preciso denunciar esse tipo de violência”, disse.
A secretária de Educação de Monsenhor Tabosa, Olimara Lemos, elogiou a iniciativa da Assembleia ao levar o debate ao Interior. Ressaltou que “a ação contra a violência sexual tem que atingir primeiro os pais”.
A vice-prefeita do município de Irapuan Pinheiro, Rizoleta Moreira, disse que a Campanha Quem Cala Consente é um avanço porque visa despertar a população. A promotora Candice Lucena elogiou a campanha e afirmou que “este é um momento de combate e conscientização da sociedade contra a violência que atinge a criança”. Ela destacou que abuso ou exploração sexual é crime e deve ser punido. Falou ainda que as denúncias podem ser feitas de forma anônima nas delegacias, conselhos tutelares e Ministério Público.
A Campanha Quem Cala Consente ainda vai realizar seminários em Maracanaú (18/04); Sobral (04/05);Tauá (08/05); Crateús (09/05); e em Fortaleza, na sede da Assembléia (18/05).
Também participaram do seminário a primeira dama de Deputado Irapuan Pinheiro,Itla Michelle; a secretária de ação social de Senador Pompeu Giovana Ribeiro; a coordenadora da 14ª Crede, Erenice Barros; a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica) de Milha; vereadores secretários, conselheiros tutelares, professores e estudantes de vários municípios.
CV/AT
Veja também

Alece marca os 75 anos da Fiec com homenagens a dirigentes da Federação
Autor: Ariadne Sousa
Valorização da enfermagem é defendida durante solenidade em homenagem à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes