Notícias

Siga-me destaca exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”

Por ALECE
23/08/2023 14:49 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da TV Assembleia (canal 31.1), destaca, nesta quarta-feira (23/08), às 19 horas, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em cartaz na Pinacoteca do Ceará. A mostra exibe raros trabalhos do artista da década de 1940 e uma coleção datada da década de 1960, incluindo aqueles que receberam a menção honrosa da Bienal de Veneza em 1966. Após a exibição na TV, o programa também estará disponível no YouTube da TV Assembleia. 

A exposição é inspirada em uma produção original da Pinacoteca de São Paulo apresentada entre 4 de março e 28 de maio de 2023. A mostra destaca grandes painéis e desenhos produzidos ao longo de décadas.

Francisco da Silva, conhecido nacionalmente como Chico da Silva, nasceu entre 1910 e 1922 (a data é incerta), na região do Alto Tejo, no Acre. É filho de mãe cearense e pai indígena peruano. Por volta dos seis anos de idade, mudou-se para o Ceará. Foi em solo cearense que o artista desenvolveu sua técnica singular e passou a se destacar no mundo das artes plásticas.

Na década de 1940, ele já fazia desenhos utilizando cacos de telha, carvão e folhagens para criar representações de pássaros e peixes. Suas pinturas vibrantes retratam as memórias de infância na Amazônia e fazem um diálogo cultural com diversas regiões do País, principalmente com o Nordeste.

É por meio de cores fortes, imagens cheias de movimento, luz e vida que Chico transporta o espectador para um universo mágico para as paisagens tropicais da Amazônia, tudo isso criado por meio da combinação entre o impressionismo com elementos do expressionismo.

A partir do ano de 1963, muitas das obras de Chico passaram a ser produzidas em seu ateliê coletivo, a Escola Pirambu, no bairro Pirambu, periferia de Fortaleza. A escola era um espaço de formação e produção coletiva que contribuiu para a difusão artística e a geração de renda para a população local.

Artistas como Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Garcia (José dos Santos Gomes) e Ivan (Ivan José de Assis) também produziram seus trabalhos na escola e também têm suas obras individuais exibidas na mostra. O intuito é mostrar o diferencial de cada artista, ao passo que também encontra a ligação entre os discípulos e seu mestre.

Apresentado por Jânio Alves, o Siga-me é um programa que mostra importantes atividades culturais pelo Ceará. A edição é de Samuel Frota, produção de Celina Diógenes e imagens do cinegrafista José Nilson.

Da Redação/com Assessoria

Veja também